Notícias
ONG promove curso gratuito de mecânica de bicicletas em Macaé
Inscrições
Segundo a pesquisa realizada pela Aliança Bikes com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor fabril e o varejo de bicicletas no Brasil criaram 2.063 novos empregos com carteira assinada em 2020. Em 2021, o número de empregos formais do mercado de bicicletas continua a crescer. Os dados mostram que de janeiro a maio de 2021 a bicicleta já gerou 1.363 empregos com carteira assinada relativos a comércio varejista, atacadista e indústria de bicicletas.
Apesar disso, são poucos os cursos profissionalizantes existentes para o mercado da bicicleta. Para suprir parte dessa demanda, o Instituto Aromeiazero, com o apoio da Ocyan, realiza em Macaé o curso Viver de Bike. O objetivo da formação é promover a bike como ferramenta de geração de renda, cidadania, fortalecimento de economias locais e melhoria da qualidade de vida para macaenses, de todos os gêneros, maiores de 18 anos. O curso, além de gratuito, também entrega como presente de conclusão uma bicicleta que é reformada pelos próprios participantes.
Serão ministradas aulas sobre mecânica básica de bicicleta, como pedalar com segurança na cidade, empreendedorismo e gestão financeira. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até 15 de agosto, através do link: https://aromeiazero.org.br/viverdebike. Com vagas limitadas, o curso de 30 horas é semipresencial e será realizado nos dias 24 de agosto a 30 de setembro em endereço a confirmar, por conta da pandemia.
A escolha será feita a partir de análise socioeconômica, e mulheres negras, pardas, indígenas, e pessoas LGBTQIA+ têm preferência na seleção. Além da bicicleta, os participantes receberão um certificado de conclusão e o Caderno Viver de Bike impresso, um material pedagógico do curso desenvolvido pelo Aromeiazero.
“A Ocyan preza muito pela diversidade, equidade de gênero e inclusão de minorias, por isso, partimos do mesmo princípio para a seleção dos participantes deste novo projeto. Será um presente para a cidade e esperamos realmente movimentar a economia da região”, explica Jocelina Valle, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan.
Fonte: Assessoria Aromeiazero