CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Notícias > Museu Interativo de Educação Matemática da UFF realizará exposição no Campus Macaé do IFFluminense

Evento

Exposição será aberta a estudantes, professores e público em geral, e contará com jogos, maquetes, aparelhos de medição, além de uma coleção especial voltada a alunos com deficiência visual.
por Juliana Marinho publicado 18/05/2017 16h52, última modificação 19/05/2017 14h12

De 31 de maio a 2 de junho, o Museu Interativo de Educação Matemática, do Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense – UFF, vai marcar presença no Campus Macaé do IFFluminense. O projeto visa à democratização e à popularização da matemática para crianças e adultos, a partir da demonstração de aparelhos modeladores de situações matemáticas, com os quais o visitante pode interagir, ou seja, manipular e mexer.

A iniciativa do evento partiu do professor Victor Emmanuel Dias Gomes, que convidou a professora Dra. Ana Maria Kaleff, do departamento de geometria da UFF, para colaborar na criação do projeto de extensão CRIANDO O LEPEM: Desenvolvimento do Acervo de Recursos Didáticos e Atividades para o Ensino de Matemática e Criação do Museu Interativo de Matemática. "A idéia é elaborarmos artefatos manipulativos, jogos e atividades sobre diferentes conteúdos matemáticos, com a preocupação de que todos os materiais utilizados sejam de baixo custo, a fim de que sirvam de inspiração para os professores e que sua realização seja financeiramente viável", comenta o coordenador.

Nesta mostra serão apresentados cerca de 50 núcleos de atividades: jogos de encaixe e quebra-cabeças, planos e espaciais; ábacos; maquetes representando superfícies e sólidos geométricos; aparelhos de medição de comprimento e de área; teodolitos artesanais; jogos de espelhos para o estudo de simetria e outros materiais, envolvendo jogos de luz e sombras para o estudo de perspectiva e de curvas cônicas. Alguns desses materiais são apresentados também em ambiente virtual, em versões para o computador. Também será apresentada uma coleção especial de atividades intitulada "Vendo com as Mãos", destinada a alunos com deficiência visual.

O evento é aberto a estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada, professores, licenciandos e comunidade em geral. Para grupos de alunos, cada grupo deve ter no máximo 50 alunos e terá uma hora para visitação, que devederá ser agendada pela escola através telefone (22)3399-1510, com as pedagogas do campus, ou pelos e-mails rafaela.reis@iff.edu.br (pedagoga Rafaela) e lepem.iffmacae@gmail.com. Confira a programação completa:

- 31 de maio de 2017

(Miniauditório I)

- 18h30 às 19h: abertura do evento - apresentação do projeto LEPEM – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática;

- 19h às 20h: palestra "Para que um museu interativo no ensino de matemática?", com a Professora Dra. Ana Maria kaleff-, coordenadora do Laboratório de Ensino de Geometria da UFF;

- 20h às 21h30: visita guiada ao museu LEGI.

Exposição do Museu:

(Miniauditório I)

31 de maio – noite: 20h às 21h30;

01 de junho – manhã: 9h às 12h; tarde: 13h00 às 18h; noite: 18h30 às 21h30;

02 de junho – manhã: 8h às 12h; tarde: 13h às 18h.

(Para grupos de alunos, o agendamento deve ser efetuado pela escola)

registrado em: ,