CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Notícias > Feira de Zines acontece nesta quarta feira no Campus Macaé

Feira de Zines acontece nesta quarta feira no Campus Macaé

Evento contará com oficina gratuita para público em geral.
por Campus Macaé publicado 23/05/2022 14h15, última modificação 23/05/2022 14h23

A Fanzinoteca realizará na próxima quarta-feira, 25 de maio, de 14h às 19h no Campus Macaé a Feira de Zines, culminância das oficinas realizadas com o retorno das atividades presenciais. Também foi aberta convocatória com adesão da comunidade estudantil e artistas independentes interessados em divulgar sua arte.

A Feira é uma oportunidade para a comunidade externa de conhecer o espaço da Fanzinoteca do IFF Macaé, que já possui projeção nacional e internacional por meio de parcerias e prêmios recebidos.  O acervo é composto por produções locais e doações de zines e revistas enviadas por diversos autores do país e até do exterior, com temas diversos como música, quadrinhos, ativismos, temas de gênero, ficção científica, literários e poezines.

No espaço da Fanzinoteca, acontecerá a oficina de desenho do zero, às 14:30, tendo como facilitador o zineiro e ex-estudante do campus, Mestre dos Magros. O microfone estará disponível àqueles que desejarem declamar poesias durante o período. O evento contará também com a participação de projetos do campus, como o Núcleo de Estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (Nugedis), os projetos de extensão Em Cada Canto um Conto e Literatura em Expansão, além do Movimento Comer Pra Quê da UFRJ campus Macaé.

Alberto de Souza, coordenador da Fanzinoteca, destaca que a adesão dos estudantes à ideia da feira foi muito boa. “Começamos o semestre letivo mas até mesmo calouros, além dos veteranos, criaram zines especialmente para a Feira e a diversificação de formatos e conteúdos é muito interessante, demonstra esse potencial do zine de estimular a autopublicação e como facilitador da experiência autoral. Alguns estudantes que gostam de escrever e sentiram dificuldade de ilustrar fizeram parceria com os habilidosos na área da visualidade e temos trabalhos em dupla, o que é muito bom. Mas têm também aquelas publicações autoriais nas quais os estudantes perceberam a proposta 'faça você mesmo' que é implícito da cultura do zine, e criaram soluções muito criativas para dar vazão à expressividade de forma bem criativa, encontrando soluções gráficas próprias para seus zines”.

Serviço

A Fanzinoteca funciona todos os dias e os bolsistas do projeto atendem à comunidade nos seguintes horários:

Segunda – 8h30/11h20; Terça – 13h30/16h20; Quarta – 13h30/16h20; Quinta – 8h30/11h20; Sexta – 13h30/16h20.

Para quem quiser conhecer os fanzines produzidos pelo projeto em formato digital é só acessar o site da Editora Marca de Fantasia: