CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Notícias > Estudantes de Engenharia do Campus Macaé são destaque do Confict

Notícias

Estudantes de Engenharia do Campus Macaé são destaque do Confict

Premiação

Premiados no Confict do Campus Macaé.
por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 07/07/2021 12h27, última modificação 07/07/2021 12h35
O estudante Gabriel, do 3º período de Engenharia de Controle e Automação, em apresentação no Confict.

O estudante Gabriel, do 3º período de Engenharia de Controle e Automação, em apresentação no Confict.

 Os estudantes Gabriel Francesco Trotta Barbosa e Matheus Ribeiro Vidal obtiveram, respectivamente, a primeira e segunda colocação na categoria Engenharias do Confict. Ambos são discentes do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Macaé.

 Sob orientação do professor Jader Lugon, Gabriel Barbosa apresentou a pesquisa “Aperfeiçoamento construtivo e do controle de navegação autônoma de embarcação de pequeno porte”, que tem como objetivo o desenvolvimento do protótipo de uma embarcação que auxiliará no monitoramento ambiental em locais de difícil acesso ou perigosos para humanos. A navegação é automatizada e se dá por meio de redes neurais artificiais. O modelo está em desenvolvimento e possui partes impressas em 3D, barateando o projeto. De acordo com o estudante, a conclusão foi atrasada devido ao impacto da pandemia. Nesse período, foram feitas simulações que demonstraram resultados positivos para teste em ambientes reais.

 O estudante Matheus Vidal apresentou o projeto “Utilização de Sistema Supervisor como Interface Simulador-Usuário” e teve como orientador o professor Robson Santos. O projeto é fruto de parceria entre o Laboratório Avançado de Simuladores do IFF Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da UFRJ. A partir de um simulador de guindastes os pesquisadores estão desenvolvendo com linguagens de programação um sistema com funcionalidades diversas para o supervisor da operação. Dessa forma, ele consegue, por exemplo, adicionar chuva ou vento às condições de simulação. O objetivo dos estudantes é ter, ao final do trabalho, opções que se adequem à variadas situações e tipos de guindastes. Os testes realizados remotamente tiveram resultados promissores, sinalizando um bom avanço em direção aos objetivos propostos.


registrado em: ,