CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Notícias > Estudantes de Engenharia do Campus Macaé são destaque do Confict

Estudantes de Engenharia do Campus Macaé são destaque do Confict

Premiados no Confict do Campus Macaé.
por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 07/07/2021 12h27, última modificação 07/07/2021 12h35
O estudante Gabriel, do 3º período de Engenharia de Controle e Automação, em apresentação no Confict.

Os estudantes Gabriel Francesco Trotta Barbosa e Matheus Ribeiro Vidal obtiveram, respectivamente, a primeira e segunda colocação na categoria Engenharias do Confict. Ambos são discentes do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Macaé.

Sob orientação do professor Jader Lugon, Gabriel Barbosa apresentou a pesquisa “Aperfeiçoamento construtivo e do controle de navegação autônoma de embarcação de pequeno porte”, que tem como objetivo o desenvolvimento do protótipo de uma embarcação que auxiliará no monitoramento ambiental em locais de difícil acesso ou perigosos para humanos. A navegação é automatizada e se dá por meio de redes neurais artificiais. O modelo está em desenvolvimento e possui partes impressas em 3D, barateando o projeto. De acordo com o estudante, a conclusão foi atrasada devido ao impacto da pandemia. Nesse período, foram feitas simulações que demonstraram resultados positivos para teste em ambientes reais.

O estudante Matheus Vidal apresentou o projeto “Utilização de Sistema Supervisor como Interface Simulador-Usuário” e teve como orientador o professor Robson Santos. O projeto é fruto de parceria entre o Laboratório Avançado de Simuladores do IFF Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da UFRJ. A partir de um simulador de guindastes os pesquisadores estão desenvolvendo com linguagens de programação um sistema com funcionalidades diversas para o supervisor da operação. Dessa forma, ele consegue, por exemplo, adicionar chuva ou vento às condições de simulação. O objetivo dos estudantes é ter, ao final do trabalho, opções que se adequem à variadas situações e tipos de guindastes. Os testes realizados remotamente tiveram resultados promissores, sinalizando um bom avanço em direção aos objetivos propostos.

registrado em: ,