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Divulgada bibliografia para prova do ProfEPT 2024

Mestrado

Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA) define bibliografia básica.
por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 13/10/2023 11h13, última modificação 13/10/2023 11h13
Colaboradores: IFES

  Os candidatos interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) já dispõem da lista de publicações que farão parte das questões da prova. Veja a lista abaixo. 

  O ProfEPT é um mestrado em rede nacional destinado a estudantes que queiram pesquisar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para ingressar é necessário possuir curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, e ser aprovado no Exame Nacional de Acesso (ENA). O edital da seleção para a turma 2024 será divulgado posteriormente. 

  O Instituto Federal Fluminense é uma Instituição Associada que oferta o curso. A prova e as aulas ocorrem no Campus Macaé. Compõem o curso aulas presenciais e aulas à distância. O e-mail para contato com a secretaria do ProfEPT é profeptiff@iff.edu.br 

  O ProfEPT possui duas linhas de pesquisa: “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”. Todas as informações sobre o curso podem ser acessadas na página da coordenação local profept.iff.edu.br.


Referências para prova 2024:

1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em:https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747

 
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3983


3. DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383


4. ESCURRA, Maria Fernanda. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas. n 22. Ano XI., 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.2349637776938861.pdf


5. LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, 2017, p. 847 – 856. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362

 
6. MACEDO, Roberto Sidnei, SÁ, Silvia Michele Macedo de. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n.1, p.324-336, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/macedo-sa.pdf


7. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167

 
8. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423


9. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936

 
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação & Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em:https://doi.org/10.1590/2175-623664512

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