Notícias
Concurso literário vai abordar cultura afro-brasileira
Atividade cultural
O objetivo do II Concurso de Contos e Ilustrações do Campus Macaé é estimular o encontro dos alunos com o texto literário e desafiá-los a assumir o papel de quem busca na palavra e na imagem uma forma de intervenção significativa na realidade. O tema será a cultura afro-brasileira, tendo como inspiração e ponto de partida trecho do Diário íntimo, de Afonso Henriques de Lima Barreto.
Fui a bordo ver a esquadra partir. Multidão. Contato pleno com meninas aristocráticas. Na prancha, ao embarcar, a ninguém pediam convite; mas a mim pediram. Aborreci-me. Encontrei Juca Floresta. Fiquei tomando cerveja na barca e saltei. É triste não ser branco.
Conhecido com famoso jornalista e escritor brasileiro, Lima Barreto vivenciou de forma especialíssima as desigualdades e contradições que ainda marcam a sociedade brasileira. Mulato carioca de origem muito humilde, marcado por pesadas tragédias pessoais, seu projeto literário desacomoda o leitor e o chama a aguçar o olhar sobre a realidade. Essa motivação que deverá servir como inspiração para os contos que participarão do concurso.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 20 de agosto, das 8h às 13h, no setor de Controle de Turno. O concurso é destinado a todos os estudantes do campus e cada autor poderá inscrever até dois trabalhos. O resultado contendo o melhor conto e a melhor ilustração será divulgado no dia 11 de setembro. A premiação será um vale-livro e serão critérios de avaliação a criatividade, originalidade, adequação de estruturas linguísticas e vocabulário, dentre outros.
O Regulamento está disponível no setor de Controle de Turno, bem como a ficha de inscrição.