CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Notícias > Campus Macaé vai sediar fórum na área de quadrinhos

Campus Macaé vai sediar fórum na área de quadrinhos

Evento Cultural

Promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, em parceria com a Fanzinoteca IFF Macaé, o IV Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, terá como tema “Os quadrinhos e a diversidade” e será realizado de 25 a 27 de julho.
por Juliana Marinho publicado 08/01/2018 11h22, última modificação 08/01/2018 11h22
De 25 a 27 de julho, o Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense sediará o IV Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial - FNPAS. O Fórum, que será realizado em parceria com a Fanzinoteca IFF Macaé, conclama pesquisadores e professores das mais diversas áreas a refletirem sobre o papel dos quadrinhos na produção de conhecimentos, tanto nas universidades quanto na educação básica.

Com a temática "Os quadrinhos e a Diversidade", o evento, que é bienal e promovido pela ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, contempla debates sobre fenômenos sociais da atualidade visando ao fortalecimento da leitura, pesquisa e autoria dos quadrinhos. Segundo o organizador, o programador visual do IFF Macaé, Alberto de Souza, que também é autor de quadrinhos, o Campus Macaé tem alcançado significativa visibilidade a partir da premiação Ângelo Agostini, na categoria de zine de quadrinhos, e pela recém-inaugurada Fanzinoteca IFF Macaé, espaço dedicado à preservação e promoção dos fanzines e histórias em quadrinhos na âmbito educacional, sendo a primeira do gênero no interior do estado.

"Por esta razão, a escolha do IFF Macaé para sediar o evento se deu por esta afinidade natural e será a primeira vez que o fórum será realizado no estado do Rio de Janeiro", afirmou o coordenador. O projeto de extensão na modalidade arte e cultura IFanzine e a Fanzinoteca vêm estimulando o potencial autoral dos estudantes vinculados ao projeto e portanto, complementa, será mais uma boa oportunidade de apresentar à comunidade acadêmica, em grande estilo, os trabalhos produzidos pelos estudantes do IFFluminense.

A programação envolve atividades abertas para alunos de graduação e pós-graduação, com ênfase na discussão sobre o universo de pesquisa e de criação de histórias em quadrinhos, incluindo oficinas de criação, comunicações, mesas redondas com a participação de pesquisadores de respaldo nacional e internacional, além de lançamentos de livros, fanzines e publicações independentes de histórias em quadrinhos.

As inscrições, para submissões de trabalhos bem como para a participação como ouvinte, já estão abertas e o edital e demais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site: https://fnpasmacae.wordpress.com/
registrado em: , ,