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Campus Macaé promove Seminário de Educação Bilíngue
Língua Brasileira de Sinais
Estão abertas as inscrições para o II Seminário de Educação Bilíngue (Semebi) promovido pelo Instituto Federal Fluminense Campus Macaé. O evento tem como tema “Refletindo sobre aspectos da educação bilíngue de surdos” com foco nos alunos surdos atendidos pela instituição, envolvendo toda comunidade escolar e os principais atores deste processo.
A transmissão será feita no Canal do Youtube, a partir das 14h do dia 04 de agosto. No site do evento (eventos.iff.edu.br/semebi2021) é possível conferir a programação e os links para cada atividade, bem como efetuar a inscrição para emissão de certificado.
A fim de melhor atender à comunidade surda, os participantes poderão enviar perguntas sinalizadas para um número de Whatsapp a ser divulgado durante a transmissão.
O Semebi trará ainda a discussão do recém-aprovado projeto de lei que inclui a educação bilíngue de surdos na Lei de de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394, de 1996), essa nova conquista define a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e o português escrito como segunda língua, desvinculando esse tipo de ensino da educação especial, como acontecia até agora.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) do Campus Macaé, Felipe Giraud, o novo projeto de lei vai permitir vislumbrar de forma mais clara por parte de toda comunidade escolar, principalmente pelos docentes, reflexões e práticas sobre os mecanismos metodológicos apropriados para o atendimento do alunado surdo usuário da Língua de Sinais quanto as suas demanda de primeira língua. Além de ampliar de forma mais universalizada a oferta de uma educação inclusiva em que permitirá a escolha por matrículas de alunos interessados no uso da Libras como primeira língua, seja este aluno surdo ou ouvinte. “É com enorme orgulho que o IFFluminense Campus Macaé, através do Napnee realiza a segunda edição do Semebi que nos permitirá discutir sobre todos os demais aspectos que permeiam ou permearam o atendimento dos alunos surdos, principalmente para este período de pandemia à luz dos pareceres legais que fomentam o direito, uso e respeito ao uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais na formação acadêmica dos surdos” declarou ele.