Notícias
Ação do Campus Macaé comemora dia da Libras
Direitos
Surdos e ouvintes interagiram de forma lúdica, valorizando a Libras.
Em comemoração ao dia da Língua Brasileira de Sinais, intérpretes e alunos surdos do Campus Macaé fizeram uma ação lúdica com o objetivo de trazer mais familiaridade com a Libras. Os organizadores se revezaram no balcão que continha frases e palavras a serem sorteadas e sinalizada na lingua de sinais a fim de que o participante aprendesse a configuração de mãos e os sinais possibilitados por esta. Além disso, a comunidade do campus também pôde participar do sorteio de um curso básico de Libras.
O dia 24 de abril é comemorado como dia da Língua Brasileira de Sinais por ter sido nesta data a assinatura da Lei n° 10.436/2002 que reconhece a Libras como forma de comunicação e expressão no âmbito nacional além de determinar a inclusão da língua no ensino como parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério. Deste ponto em diante, a comunidade surda obteve outras conquistas como o direito à educação bilíngue e a regulamentação da profissão de tradutor e intérprete de Libras.
Para atender aos alunos surdos, o Campus Macaé dispõe atualmente de 7 profissionais intérpretes de Libras no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), ligado à Diretoria de Ensino.