Notícias
30 anos do Campus Macaé
Evento
No dia 30 de agosto de 2023, o instituto Federal Fluminense Campus Macaé comemorou 30 anos de atividades promovendo Educação Profissional e Tecnológica nacional e suas relações com a educação básica e superior. Estiveram presentes todos os diretores que contribuíram para a construção dessa instituição: prof. Henrique Ressiguier, prof. Lourenço Carline, prof. Carlos Artur Carvalho Areas, prof. Luis Carvalho Braga, prof Marcelo Fagundes Félix, prof. Paulo Rogério Nogueira de Souza e prof. Marcos Antonio Cruz Moreira. Contamos também com a presença do Prof. Roberto Moraes ex-diretor geral do Cefet Campos, dos ex-reitores professores Cibele Daher e Luis Augusto Caldas Pereira, todos homenageados inclusive o atual reitor professor Jefferson Manhães Azevedo.
Também foram homenageados os parceiros institucionais: Sr. Alex M. Celem (Gerente geral Petrobras), o prefeito de Macaé Welberth Resende, o ex-prefeito de Rio das Ostras vereador Carlos Augusto Baltazar e a ex-vereadora de Macaé Sra. Marilena Garcia.
A comemoração contou com presença de diversos diretores de outros campi, prof. Victor Saraiva diretor geral do Campus Cabo Frio, prof. Vicente Santos, diretor geral do Campus Itaboraí, profa. Aline Estaneck, diretora geral do Campus Quissamã e prof. Paulo Vidal diretor geral do Campus São João da Barra. Também estiveram presentes os servidores da reitoria Fernando Nunes e Adriana Lima, a vereadora de Macaé e ex-aluna do IFF Iza Vicente.
História:
Em 1993, com a descoberta de petróleo na região e crescente demanda por profissionais especializados, a Escola Técnica Federal de Campos ganha a sua primeira Unidade de Ensino Descentralizada Uned Macaé, que contou com verba da Petrobras para a construção do prédio e com a doação do terreno pela Prefeitura Municipal de Macaé. Em 1999 a Escola Técnica passou a ser um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).
Em 2008, o CEFET Campos foi transformado em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, pela Lei 11.892/2008 e a unidade em Macaé para a ser denominada Campus Macaé do IFF.
Hoje, o Campus Macaé visa ser parte ativa de uma instituição inclusiva de educação profissional, cientifica e tecnológica, fundamentada na gestão colegiada e democrática, integrando ensino, pesquisa, inovação extensão, esporte, cultura e internacionalização, reconhecida pela sua relevância e compromisso com o desenvolvimento regional. A Instituição preza pela valorização de pessoas, respeito à diversidade humana e cultural, inclusão social, defesa da educação pública de qualidade, formação integrada, comprometimento, equidade e sustentabilidade, seus valores fundamentais.
Atualmente o Campus Macaé conta com 6 cursos técnicos, 3 cursos superiores, 2 mestrados e aproximadamente cerca de 1.500 alunos.