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Perguntas e Respostas sobre as APNP

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 21/09/2020 01h19, última modificação 18/10/2021 20h53
Clique nas perguntas para ver as respostas elaboradas pela Direção de Ensino do IFF Itaperuna. Novas dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail de.itaperuna@iff.edu.br.

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (chamadas APNP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Itaperuna são regulamentadas por duas resoluções principais:

1. A Resolução n.º 38 do IFFluminense, de 27 de agosto de 2020, a qual aprovou as Diretrizes para realização das APNP;
2. A Resolução n.º10 do IFFluminense, de 23 de março de 2021, a qual ampliou as diretrizes estabelecidas na resolução anterior.

A leitura dessas duas resoluções é essencial para que você, estudante, tenha conhecimento acerca de seus direitos e deveres durante o período de atividades letivas não presenciais.

Com o objetivo de facilitar a consulta sobre as principais dúvidas relacionadas às informações e regramentos das APNP ou explicitar procedimentos que não tenham sido explicitados pelas resoluções, nesse espaço, reunimos as dúvidas mais frequentes dos estudantes.

Caso você possua alguma dúvida que não esteja respondida abaixo, contate o coordenador de seu curso ou a Diretoria de Ensino e Aprendizagem para esclarecê-la, ok?

AQUI, você pode acessar a lista de e-mails das coordenações e diretorias do Campus Itaperuna.

 

1 - Sou estudante. Terei aulas online? 

2 - Quando começa o ano letivo de 2021?

3 - Em que consiste a Semana de Acolhimento?

4 - É lançada falta no Sistema Acadêmico para o aluno que não participa da Semana de Acolhimento?

5 - O que são as APNP?

6 - Os estudantes também participam do acompanhamento e gestão das APNP?

7 - Como será realizada a comunicação com os estudantes em período de APNP?

8 - Haverá um canal que centralize as informações mais importantes sobre as APNP?

9 - Quais são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem adotados? Outras plataformas podem ser adotadas como substitutas do EAD IFF?

10 - Existe algum tutorial de ambientação ao Moodle voltado para os estudantes?

11 - Como faço para realizar o primeiro acesso à plataforma?

12 - Como será a oferta das disciplinas no Campus Itaperuna?

13 - Todas as disciplinas serão ofertadas ao mesmo tempo?

14 - Como faço para saber quais disciplinas meu curso irá oferecer em cada módulo?

15 - No quadro de horários aparece toda carga horária que será ofertada das disciplinas? 

16 - O que será necessário para que o professor autorize minha entrada nas salas virtuais dos encontros síncronos (Google Meet, Zoom, etc)?

17 - É indicada ao estudante alguma conta de e-mail específica? 

18 - Estão previstas punições para o caso de invasões ou publicações com conteúdo impróprio?

19 - Sou estudante. Se eu participar dos momentos síncronos, dou ciência de minha autorização ou de autorização do responsável, de uso de voz e imagem dos estudantes para gravação dos momentos síncronos? 

20 - Haverá alguma espécie de suporte aos discentes com dúvidas sobre o uso da plataforma EAD IFF?

21 - Haverá algum encontro síncrono ou atividade assíncrona para aprender a usar a plataforma EAD IFF (Moodle)?

22 - Não tenho internet. Como poderei participar das atividades?

23 - Como funciona o envio de materiais impressos?

24 - Existem regras para manter o direito ao recebimento desses materiais impressos em domicílio?

25 - Quais atividades são consideradas síncronas?

26 - Quais são as atividades assíncronas?

27 - Posso ter disciplinas realizadas de forma totalmente assíncrona?

28 - E as aulas práticas de laboratório? Também serão ministradas de forma remota

29 - Com quanto tempo de antecedência o material necessário para os encontros síncronos deverá ser postado na plataforma?

30 - E se eu não puder acompanhar as aulas ao vivo?

31 - Quais são os limites de oferta dos encontros síncronos?

32 - Há um limite máximo de disciplinas por dia?

33 - Como é realizado o registro de frequência?

34 - Como acesso frequência e notas?

35 - Posso me matricular em apenas algumas disciplinas? Como se dará o trancamento das disciplinas? Poderá ser realizado o trancamento a qualquer tempo?

36 - Como serão as avaliações? Haverá uma semana de avaliações?

37 - Existe alguma recomendação sobre os tipos de avaliações?

38 - Com quanto tempo de antecedência o docente precisa comunicar às turmas sobre a data das atividades avaliativas?

39 - Como fica a realização da 2ª chamada de uma determinada atividade avaliativa?

40 - Como será a recuperação?

41 - Como se dará a promoção/progressão do estudante?

42 - Como ficará a situação dos alunos com dependência em algum componente curricular?

43 - Como será realizado o acompanhamento dos alunos com necessidades educacionais específicas?

44 - Quais as orientações específicas para TCC?

45 - As atividades de Pesquisa e de Extensão serão interrompidas

46 - O que são os Planos de Ensino das APNP?

47 - Durante quanto tempo serão realizadas as APNP?

48 - Posso escolher não participar das Atividades Pedagógicas Não Presenciais?

49 - Como faço para solicitar aproveitamento de estudos de disciplinas já cursadas?

 

1 - Sou estudante. Terei aulas online?

Sim. Desde setembro de 2020, as aulas presenciais foram substituídas por Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). As APNP permitirão a continuidade dos estudos para os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Cursos Técnicos de Nível Médio, Cursos de Graduação e de Pós-Graduação.


2 - Quando começa o ano letivo de 2021?

No IFF Campus Itaperuna, o primeiro semestre do ano letivo de 2021 tem como data de início o dia 24/05/2021, com uma Semana de Acolhimento. 


3 - Em que consiste a Semana de Acolhimento? 

Essa semana ocorre sempre no início de cada semestre letivo. Possui um cronograma de atividades diferenciado (o qual pode ser acessado AQUI). É nessa semana que são esclarecidas todas as principais dúvidas dos estudantes sobre as APNP: calendário, sistema de oferta de disciplinas, registro de frequência, avaliações, 2ª chamada, recuperação, trancamento, plataformas virtuais de aprendizagem adotadas, horários, dependência, acesso digital, entre outras informações. 

 

4 - É lançada falta no Sistema Acadêmico para o aluno que não participa da Semana de Acolhimento?

Sim. A Semana de Acolhimento (veja AQUI a programação) é uma atividade letiva e que, portanto, contabiliza carga horária para todas as disciplinas. São disponibilizados, inclusive, nas lives, formulários de presença, que devem ser assinados pelo estudante. Faltar nos dias da Semana de Acolhimento implicará em falta em todas as disciplinas. Além disso, o estudante que não participar da Semana de Acolhimento terá muitas dificuldades para compreender os regramentos e para realizar seus estudos durante período de APNP.  


5 - O que são as APNP?

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) são atividades letivas que envolvem a execução dos componentes curriculares (disciplinas), orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, orientação de Estágio Curricular, atividades de Pesquisa e Extensão e outras atividades de apoio ao Ensino, desde que sejam realizadas de forma não presencial.

É importante observarmos que a substituição temporária e excepcional das atividades letivas presenciais por APNP não implicará na mudança do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), mas sim na sua reorganização, com possibilidade de replanejamento a partir da flexibilização curricular.

6 - Os estudantes também participam do acompanhamento e gestão das APNP?

Sim. A Direção Geral constituiu uma Comissão Local de Acompanhamento e Gestão das APNP, que possui representantes da Direção Geral, da Diretoria de Ensino e Aprendizagem e equipe pedagógica, da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis, representantes das Coordenações de Curso/Área, representantes do Núcleo de Atendimento ao Educando, do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, do Registro Acadêmico, da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Gestão de Pessoas, representantes do corpo docente, e representantes do corpo discente e do Grêmio Estudantil.   


7 - Como será realizada a comunicação com os estudantes em período de APNP?

Nesse período, é muito importante que você tenha um canal de diálogo aberto com a Coordenação de seu curso, bem como com a Diretoria de Ensino e Aprendizagem. As Coordenações de Curso, no início de cada ano, orientam sobre a criação de grupos de Whatsapp das turmas. Na Semana de Acolhimento, haverá um momento de encontro entre estudantes ingressantes e o Coordenador de Curso, em que ele informará como o estudante poderá entrar no grupo de sua turma. Esse grupo será utilizado tanto para contato mais imediato com estudantes, como para repassar informações importantes.

Já para entrar em contato com a Diretoria de Ensino e Aprendizagem, basta enviar um e-mail para de.itaperuna@iff.edu.br. Instituímos também a sala "Mais conversa, por favor" na plataforma Moodle (plataforma oficial de ensino e aprendizagem do campus). Dentro dessa sala, há um espaço para deixar públicas e registradas as principais informações sobre as APNP. Adicionalmente, foi disponibilizado no site institucional uma lista de contatos de todos os coordenadores, diretores e docentes, além dos e-mails de alguns dos setores com mais contato com os estudantes, que pode ser acessada AQUI


8 - Haverá um canal que centralize as informações mais importantes sobre as APNP?

Sim. Foi criada uma página exclusivamente para esse fim. Nessa página, o estudante poderá acessar à Plataforma EAD IFF, cronograma da Semana de Acolhimento, calendário letivo, grade de horários das aulas, Guia do Aluno, Planos de Ensino, Perguntas e Respostas (FAQ), bem como uma linha do tempo das APNP. Disponível AQUI. 


9 - Quais são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem adotados? Outras plataformas podem ser adotadas como substitutas do EAD IFF?

Para fins de desenvolvimento e registro, é utilizada preferencial e majoritariamente a plataforma EAD IFF (Moodle): https://ead2.iff.edu.br/.  No Campus Itaperuna, outra plataforma utilizada por alguns docentes é o Google Sala de Aula ou Google Classroom. Cumpre-se destacar, no entanto, que, ainda quando usadas outras plataformas diferentes do ambiente institucional, serão disponibilizados na sala da disciplina no EAD IFF: o Plano de Ensino, os horários síncronos das aulas e as informações essenciais para acessar a plataforma em que a disciplina será ministrada.   


10 - Existe algum tutorial de ambientação ao Moodle voltado para os estudantes?

Sim. A Coordenação de Educação a Distância (CEAD) elaborou uma sala chamada “Ambientação ao Moodle” (https://ead2.iff.edu.br/course/view.php?id=9686). O acesso está configurado para qualquer visitante, mesmo sem estar inscrito, poder acessar a sala. Há excelentes tutoriais para os alunos. Se você ainda não conhece a plataforma, pode aprender um pouco mais sobre ela mesmo antes das aulas começarem. Para acessar, basta seguir os seguintes passos:

1) ead2.iff.edu.br;

2) Itaperuna;

3) Ambientação ao Moodle.

 

11 - Como faço para realizar o primeiro acesso à plataforma?

Durante o período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, as aulas acontecerão preferencialmente pela plataforma EAD IFF (Moodle): https://ead2.iff.edu.br/. Por lá, os alunos também encontram, na sala de cada disciplina, informações como o Plano de Ensino, os horários síncronos das aulas e material de apoio disponibilizado pelo professor. Caso você utilize o computador ou um navegador do seu celular para acessar o Moodle, veja os vídeos a seguir:

1.            "O primeiro acesso ao Moodle": https://www.youtube.com/watch?v=i_pFVLzL5Qo

2.          "Como encontrar os meus cursos no Moodle": https://www.youtube.com/watch?v=KH6Q6UcF2aQ

Caso você utilize o aplicativo do seu celular para acessar o Moodle, veja os vídeos abaixo:

1.            "Primeiro acesso ao Moodle pelo aplicativo": https://www.youtube.com/watch?v=BjI_6rd91Lk

2.          "Como encontrar um curso pelo aplicativo do Moodle": https://www.youtube.com/watch?v=LCGHXA9e6uE

A Coordenação de Educação a Distância do IFF Itaperuna também elaborou um vídeo com as orientações iniciais para acesso à plataforma: https://youtu.be/0rw4XCoxAH8. 


12 - Como será a oferta das disciplinas no Campus Itaperuna?

Adotamos a oferta em caráter modular enquanto durarem as APNP. De acordo com o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2021, o Módulo 1, com duração de 10 semanas, terá disciplinas modulares e de fluxo contínuo. Para disciplinas modulares, equivalerá ao 1º e 2º bimestre nos cursos anuais ou à A1 e A2 nos cursos semestrais. Para disciplinas de fluxo contínuo, equivalerá apenas ao 1º bimestre ou A1. O Módulo 2, com duração de 10 semanas, terá disciplinas modulares e de fluxo contínuo. Para disciplinas modulares, equivalerá ao 1º e 2º bimestre nos cursos anuais ou à A1 e A2 nos cursos semestrais. Para disciplinas de fluxo contínuo, equivalerá apenas ao 2º bimestre ou A2. Para o segundo semestre de 2021 (3º e 4º bimestre para cursos anuais), a forma de oferta será divulgada posteriormente.


13 - Todas as disciplinas serão ofertadas ao mesmo tempo?

Não. Em cada módulo será ofertado um conjunto diferente de disciplinas, com exceções para algumas disciplinas que, dada à natureza e complexidade, ocorrerão em fluxo contínuo

 

14 - Como faço para saber quais disciplinas meu curso irá oferecer em cada módulo?

Para ver a relação das disciplinas ofertadas para sua turma/curso, você pode consultar o quadro de horário das turmas, disponível AQUI

 

15 - No quadro de horários aparece toda carga horária que será ofertada das disciplinas?

Não. No quadro de horários aparecem apenas as atividades síncronas, ou seja, aquelas realizadas ao vivo, a partir de um encontro simultâneo entre o professor e seus alunos, por meio de lives, videoconferência ou chats. Mas o estudante precisará também cumprir a carga horária assíncrona, isto é, uma carga horária destinada a outras atividades, indicadas pelo professor na sala da disciplina, que podem ser realizadas pelo estudante em outros horários, sem a presença virtual simultânea do professor.


16 - O que será necessário para que o professor autorize minha entrada nas salas virtuais dos encontros síncronos (Google Meet, Zoom, etc)?

A maioria dos encontros síncronos acontecem na plataforma Google Meet. Para acesso às salas virtuais dos encontros síncronos, o aluno deverá ter um e-mail G Suite com seu nome e sobrenome cadastrados no perfil, na aba informações pessoais, sem uso de apelidos, para possibilitar a identificação e registro de frequência durante as atividades síncronas.

Caso a conta do aluno tenha outro nome/apelido registrado na aba de informações pessoais, este deverá editar essa informação, alterando para seu nome. Caso contrário, o aluno não será aceito na sala virtual. Esse procedimento é extremamente necessário para evitar invasões de perfis fakes.

É importante reforçar ainda a necessidade do estudante manter os dados de contato (e-mail, telefone, endereço) no Sistema Acadêmico atualizados para facilitar a comunicação institucional.


17 - É indicada ao estudante alguma conta de e-mail específica?

Sim. Tendo em vista a adoção institucional do pacote G Suite, o estudante deve possuir uma conta Google Institucional, com seu nome e sobrenome cadastrados no perfil. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFFluminense disponibilizou ainda um passo a passo de como criar uma Conta Google Institucional para acesso ao G Suite: http://portal1.iff.edu.br/tic/guias-e-tutoriais/conta-g-suite. O aluno Marcos Vinicius Abreu, do curso integrado em Petróleo e Gás do Campus São João da Barra também fez um tutorial em vídeo, que pode ser acessado no seguinte link: https://youtu.be/qZezfB0euNo


18 - Estão previstas punições para o caso de invasões ou publicações com conteúdo impróprio?

Sim. É vedado ao discente publicar, criar, armazenar, ou divulgar conteúdo abusivo, vexatório, difamatório, calunioso, fraudulento, pornográfico, que incite ódio ou violência. As penalidades serão aplicáveis conforme Regulamentação Disciplinar Discente no âmbito administrativo e podem incorrer em denúncias no âmbito civil. Entre as sanções disciplinares administrativas presentes na Regulamentação, encontram-se: I. Advertência escrita; II. Suspensão; III. Transferência compulsória. Cumpre mencionar ainda que as regras da Regulamentação Disciplinar Discente que não foram estabelecidas ou modificadas no período das APNP continuam em vigor


19 - Sou estudante. Se eu participar dos momentos síncronos, dou ciência de minha autorização ou de autorização do responsável, de uso de voz e imagem dos estudantes para gravação dos momentos síncronos?

Sim. O discente ou seu responsável, ao aceitar participar dos encontros síncronos, concordará com a fixação, utilização e disponibilização de sua imagem, voz e atributos pessoais vinculados às atividades acadêmicas, sendo essa autorização permitida durante o tempo de realização das APNP.

  


20 - Haverá alguma espécie de suporte aos discentes com dúvidas sobre o uso da plataforma EAD IFF?

Sim. Em todos os campi há uma equipe de suporte técnico ao Moodle. Foi criado um e-mail exclusivo para envio de dúvidas sobre o uso da plataforma: suporte.ead.itaperuna@iff.edu.br.


21 - Haverá algum encontro síncrono ou atividade assíncrona para aprender a usar a plataforma EAD IFF (Moodle)?

Sim. Como atividade assíncrona, o estudante ingressante deve realizar o curso de Ambientação ao Moodle, disponível no link:  https://ead2.iff.edu.br/course/view.php?id=9686. Basta assistir aos vídeos e ler os documentos postados.

Uma outra dica é assistir à live "Estudos e Ensino Remoto: As principais técnicas e ferramentas que você, estudante, precisa conhecer", exibida em setembro de 2020 pelo IFF Itaperuna, a qual mostra, além de técnicas de estudo remoto, as principais ferramentas e funcionalidades da plataforma EAD IFF.

A live está disponível para acesso do estudante a qualquer momento no canal IFF Tube Campus Itaperuna: https://www.youtube.com/channel/UCY5II50O9EByZuEYXGRWDkA/featured. Como atividade síncrona, os coordenadores de curso, na Semana de Acolhimento, mostrarão aos estudantes como acessar a plataforma e como realizar algumas das principais ações e atividades. 

 

22 - Não tenho internet. Como poderei participar das atividades?

O estudante sem condições de acesso à internet ou tecnologias digitais pode solicitar, no início de cada módulo, o envio de materiais didáticos impressos e pendrives com aulas gravadas ou videoaulas.

Essa solicitação é apenas para estudantes que não possuem condições de acesso que garantam a participação nas atividades online.

O aluno deverá, então, enviar e-mail para atendimento.itaperuna@iff.edu.br, informando no assunto REGIME ESPECIAL DE ACOMPANHAMENTO DAS APNP (SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS IMPRESSOS). No corpo da mensagem, deverá ser informado: (i) Nome completo e telefone de contato atualizado; (ii) Nome completo e telefone de contato do responsável (para menores de 18 anos); (iii) Matrícula e curso; (iv) Endereço; (v) Justificativa (descrever as dificuldades de infraestrutura, por exemplo, acesso à internet ou acesso a computador/celular).

O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) fará analise da solicitação e dará retorno ao estudante. Mas, atenção: essa solicitação tem prazo definido no Calendário Acadêmico, só podendo ser realizada até no máximo duas semanas do início efetivo do módulo. No Módulo 1, o prazo final para solicitação é dia 11/06/2021; já no Módulo 2, é 13/08/2021

 

23 - Como funciona o envio de materiais impressos?

Para os alunos sem acesso à internet que solicitam o envio de materiais impressos e pendrives, as entregas são realizadas em domicílio toda segunda e quinta-feira pelos motoristas do IFF.


24 - Existem regras para manter o direito ao recebimento desses materiais impressos em domicílio?

Sim. Para os casos em que não houver pessoas em casa para assinar o recebimento dos materiais didáticos por duas semanas consecutivas sem justificativa e comunicação prévia com o Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE), a entrega em domicílio será suspensa. O estudante terá, então, apenas uma semana para retirar os materiais no campus. Caso a retirada não ocorra, a entrega dos materiais do módulo serão suspensas e o estudante terá de fazer nova solicitação apenas no início do módulo seguinte.

Além disso, a não devolução das atividades enviadas pelos docentes ou envio de atividades em branco por três semanas consecutivas sem justificativa ou comunicação prévia com o NAE também implicarão na suspensão da entrega de materiais impressos no módulo, devendo o estudante solicitar o envio de materiais impressos apenas no módulo seguinte caso queira continuar tendo direito ao benefício. Cumpre ressaltar que não serão enviados materiais didáticos impressos retroativos nas situações de suspensão


25 - Quais atividades são consideradas síncronas?

Todas as atividades que ocorrem a partir de interação simultânea entre os participantes são consideradas atividades síncronas. São exemplos: videochamadas, lives, chats ao vivo, webconferências, plantões de dúvidas, entre outras


26 - Quais são as atividades assíncronas?

Todas as atividades que ficam acessíveis para realização pelo estudante a qualquer momento são consideradas atividades assíncronas. São exemplos: videoaulas, aulas gravadas, fóruns, podcasts, jogos e simuladores educativos, textos/slides para leitura, apostilas, listas de exercícios, projetos, filmes, estudos dirigidos, entre outros


27 - Posso ter disciplinas realizadas de forma totalmente assíncrona?

Sim. No entanto, essas disciplinas terão momentos síncronos de plantões com os docentes responsáveis para esclarecer as dúvidas dos estudantes.


28 - E as aulas práticas de laboratório? Também serão ministradas de forma remota?

Todas as disciplinas ofertadas que contêm práticas de laboratório estão ofertando apenas o percentual possível no ensino remoto. O cumprimento da carga horária prática estará condicionado ao retorno à presencialidade. Por essa mesma razão, nem todas as disciplinas serão ofertadas


29 - Com quanto tempo de antecedência o material necessário para os encontros síncronos deverá ser postado na plataforma?

A Diretriz estabelece que os conteúdos e materiais didáticos que serão utilizados nas atividades síncronas deverão ser postados com três dias de antecedência. 


30 - E se eu não puder acompanhar as aulas ao vivo?

Conforme decisão colegiada dos docentes do IFF Itaperuna, a recomendação é de que essas atividades sejam gravadas e disponibilizadas para os estudantes que não possam comparecer. Eles deverão assistir à aula posteriormente e realizar atividades ou exercícios complementares de reposição.


31 - Quais são os limites de oferta dos encontros síncronos?

O estudante dos cursos integrados possuem o limite máximo de 180 minutos, sendo 90 minutos no período da manhã e 90 minutos no período da tarde. Os estudantes dos cursos concomitantes, subsequentes, integrado PROEJA e dos cursos de graduação, possuem limite máximo de 120 minutos


32 - Há um limite máximo de disciplinas por dia?

No Campus Itaperuna, o estudante terá, no máximo, 2 disciplinas por turno. 


33 - Como é realizado o registro de frequência?

A frequência do discente será registrada mediante participação nas atividades síncronas (ou entrega de atividade alternativa em caso de ausência ou impossibilidade de participação no encontro síncrono), e mediante entrega/participação das atividades assíncronas. O estudante que deixar de realizar uma atividade levará falta de acordo com a carga horária correspondente da atividade.

Por exemplo: Se eu curso uma disciplina de 4h/a semanais, sendo 1h/a síncrona e o restante assíncrona, e faltei o encontro síncrono, deixando ainda de entregar uma atividade com carga horária correspondente a 2h/a, terei registradas 3 faltas. É preciso alertar ainda que, para fins de registro no Sistema Acadêmico, o professor registrará não apenas a carga horária síncrona como a assíncrona também. Não necessariamente, isso significará que o aluno realizou a atividade naquele momento.   


34 - Como acesso frequência e notas?

Os diários de classe do IFFluminense são todos informatizados e podem ser acessados através de sistema próprio: o Q Acadêmico (https://academico.iff.edu.br/). O aluno pode, através desse sistema, verificar as aulas ministradas, as faltas registradas, bem como as notas obtidas nas atividades avaliativas.

O prazo final para lançamento de frequência e notas pelos professores está previsto no Calendário Acadêmico de cada ano letivo. Acessado o site, basta escolher o módulo ALUNO. Ao clicar no módulo do ALUNO a tela de login irá aparecer de forma a permitir e autenticar o acesso do aluno às informações do sistema. O login do aluno e a respectiva senha deverão ser digitados para a verificação de permissão do usuário no acesso aos dados do sistema.

O login do aluno é a sua matrícula. Se for o primeiro acesso ao sistema, a senha padrão é 123, o aluno pode então entrar no sistema digitando sua matrícula no login e a senha 123, e depois alterar sua senha. O link de Meus Diários mostra, por disciplina, todas as atividades efetuadas (avaliações, listas de exercícios, etc.) e a nota obtida em cada uma delas. Já se o aluno quiser saber todas as suas notas por componente curricular (disciplina), quantidade total de faltas, média final de cada disciplina, média ponderada, situação (cursando, reprovado ou aprovado) basta acessar o ícone “Boletim” (contudo, no Boletim, apenas aparecerão as notas e faltas depois de apropriadas pelo professor (geralmente, ao final do ano/semestre letivo).

Pais ou responsáveis também podem acessar Diário e Boletim dos estudantes ao clicar no Módulo PAIS DE ALUNO. O login é a matrícula do aluno. Se for o primeiro acesso ao sistema, a senha padrão é 123. Depois de acessar, a senha deverá ser alterada. Dúvidas ou dificuldades de acesso devem ser informadas ao Registro Acadêmico pelo e-mail cra.itaperuna@iff.edu.br


35 - Posso me matricular em apenas algumas disciplinas? Como se dará o trancamento das disciplinas? Poderá ser realizado o trancamento a qualquer tempo?

Para alunos dos cursos de graduação, Proeja, Concomitante e Subsequente: O Campus Itaperuna não possui sistema de matrícula flexível. Isso significa que o aluno estará automaticamente matriculado em todas as disciplinas do período. Caso deseje trancar alguma disciplina, o estudante deverá enviar e-mail à Coordenação de Curso, a qual, por sua vez, após conversar com o estudante para entender as motivações, encaminhará e-mail com os dados necessários solicitando o trancamento das disciplinas pelo aluno para trancamento.itaperuna@iff.edu.br. É importante frisar que o estudante que trancar disciplinas, dependendo da quantidade de disciplinas trancadas e do quadro de horários, pode ter que repetir o período, eliminando apenas as disciplinas que cursou. O estudante receberá a resposta do trancamento no prazo máximo de dez dias após a solicitação por parte da Coordenação de Curso ao Registro Acadêmico.

Para alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio: O Campus Itaperuna não possui sistema de matrícula flexível. Isso significa que o aluno estará automaticamente matriculado em todas as disciplinas do referido ano. Caso o aluno seja menor de idade, o responsável pelo aluno deve realizar a solicitação de trancamento à Coordenação de Curso, a qual, por sua vez, após conversar com o estudante e o responsável para entender as motivações, encaminhará e-mail com os dados necessários solicitando o trancamento das disciplinas pelo aluno para trancamento.itaperuna@iff.edu.br. Cumpre lembrar que, no caso de alunos de 04 a 17 anos, a matrícula é obrigatória e o trancamento não é possível, conforme legislação vigente. Conforme orientação da Diretriz, o trancamento para quaisquer modalidades poderá ser solicitado a qualquer tempo. O estudante receberá a resposta do trancamento no prazo máximo de dez dias após a solicitação por parte da Coordenação de Curso ao Registro Acadêmico.


36 - Como serão as avaliações? Haverá uma semana de avaliações?

Não haverá uma semana de avaliações, visto que, nas APNP, são diversificados os métodos avaliativos. Para as disciplinas de fluxo contínuo, serão distribuídos um total de 10 pontos ao longo de cada um dos módulos, que equivalerão aos bimestres/etapas (A1/A2). Para as disciplinas modulares, como a carga horária será ampliada para condensação da disciplina em um único módulo, os 10 pontos equivalerão a dois bimestres ou etapas. Ex: Se obtenho média 7,0 em um módulo, essa nota será repetida no 1º e no 2º bimestre (salvo distribuições específicas, desde que registradas nos Planos de Ensino aprovados pelas Coordenações de Curso). O estudante que não obtiver média de 60% de aproveitamento esgotadas as recuperações, ou média de 50% após verificação suplementar, será reprovado


37 - Existe alguma recomendação sobre os tipos de avaliações?

Sim. A avaliação da aprendizagem dos conteúdos trabalhados por meio das APNP será realizada a partir de instrumentos avaliativos diversificados, tais como:

  • Questionário de autoavaliação das atividades ofertadas;
  • Oferta de um espaço aos alunos para verificação da aprendizagem de forma discursiva, mediado por salas virtuais;
  • Lista de exercícios que contemplem conteúdos abordados nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais;
  • Utilização de atividades pedagógicas construídas como instrumentos de avaliação diagnóstica, mediante devolução dos alunos, por meios virtuais ou após retorno das aulas presenciais;
  • Utilização do acesso às videoaulas como critério avaliativo de participação desde que existam indicadores gerados por relatório de uso;
  • Elaboração de uma pesquisa científica sobre um determinado tema com objetivos, hipóteses, metodologias, justificativa, discussão teórica e conclusão;
  • Criação de materiais vinculados aos conteúdos estudados: cartilhas, roteiros, história em quadrinhos, mapas mentais, cartazes, vídeos;
  • Realização de avaliação oral individual ou em pares acerca de temas estudados previamente;
  • Debate em fóruns, estudos de caso, exercícios, trabalhos compartilhados, questionários, relatórios, prova online, projetos, autoavaliação, entre outros.

A recomendação é evitar atividades avaliativas síncronas, online, tais como provas agendadas e com determinação de tempo para sua conclusão. Durante o período de excepcionalidade, as notas dos componentes curriculares não comporão o coeficiente de rendimento (CR) dos discentes. 


38 - Com quanto tempo de antecedência o docente precisa comunicar às turmas sobre a data das atividades avaliativas?

Os informes relativos aos instrumentos avaliativos, em conformidade com a Diretriz, devem ser postados com o mínimo de 7 dias de antecedência, podendo ser postados (i) no quadro de avisos ou na sala no Moodle, na (ii) sala virtual destinada à disciplina, (iii) no Sistema Acadêmico. 


39 - Como fica a realização da 2ª chamada de uma determinada atividade avaliativa?

Todos os discentes terão direito à segunda chamada de qualquer instrumento ou atividade avaliativa, desde que a justificativa para o não cumprimento seja analisada e aprovada pela Coordenação de Curso e equipe pedagógica.

A solicitação da 2ª chamada deverá ser feita pelo estudante à Coordenação de Registro Acadêmico (cra.itaperuna@iff.edu.br), à Coordenação de Curso e ao professor responsável pela disciplina em até 7 dias após a realização da atividade perdida. 


40 - Como será a recuperação?

Não haverá apenas a semana de recuperação semestral, prevendo a recuperação do semestre. A recuperação será paralela, isto é, ocorrerá concomitantemente ao bimestre (cursos anuais) ou etapa (A1/A2) (cursos semestrais), não se restringindo a uma única avaliação somativa apenas ao final da etapa. A forma de recuperação paralela está prevista nos planos de ensino da disciplina.

Para além da recuperação paralela, descrita no Plano de Ensino das disciplinas, haverá também, para os cursos anuais, a Recuperação Semestral, e, para os cursos semestrais, a A3. A avaliação de Recuperação Semestral é aplicada ao final de cada semestre letivo ao estudante que não obtém o rendimento mínimo na média semestral de 60% e substitui o rendimento semestral alcançado em tempo regular, desde que seja superior a este. Caso o aproveitamento dos estudos de recuperação seja menor que o anterior, prevalece a nota mais alta. Cumpre ressaltar que o estudante deverá ter, pelo menos, um registro semestral na disciplina para ter direito à recuperação do semestre. Já a A3 (Avaliação 3) substitui o menor registro obtido pelo aluno no componente curricular. Somente o aluno que ao final do período não tenha conseguido recuperar os conteúdos com aproveitamento satisfatório (isto é, 60% de rendimento na média aritmética entre A1 e A2) terá direito à A3.

Os estudantes dos cursos anuais não aprovados terão direito ainda à Verificação Suplementar (VS), aplicada na semana subsequente à Recuperação Semestral II como um exame final. Após a Verificação Suplementar (VS), o estudante será considerado “Aprovado” se, na soma de 40% da nota obtida na VS e 60% da média anual obtida nos dois semestres letivos, alcançar um resultado final igual ou maior a 5,0 na disciplina. Cumpre ressaltar que o estudante que obtiver nota inferior a 4,0 no 4º bimestre deverá, obrigatoriamente, realizar a VS sob risco de reprovação.  


41 - Como se dará a promoção/progressão do estudante?

As regras de promoção e progressão parcial são estabelecidas pela Regulamentação Didático-pedagógica. Para progredir para o próximo ano/período letivo, o estudante deve ter sido aprovado em todas as disciplinas (com um percentual mínimo de 75% de frequência da carga horária e um aproveitamento mínimo de 60%), ou admitidos no próximo ano/semestre em regime de progressão parcial (dependência) desde que respeitados os limites de reprovação:

1.           Para os estudantes do Ensino Médio Integrado Regular e dos Cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes Anuais, admite-se reprovação em, no máximo, dois componentes curriculares para haver progressão parcial para o próximo ano letivo;

2.         Para os estudantes do Ensino Médio Integrado EJA anual, admite-se reprovação em, no máximo, três componentes curriculares para haver progressão parcial para o próximo ano letivo;

3.         Para os estudantes dos Cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes Semestrais, admite-se reprovação em, no máximo, um componente curricular para haver progressão parcial para o próximo semestre letivo;

4.     Para os estudantes dos Cursos de Graduação, admite-se reprovação em, no máximo, dois componentes curriculares para haver progressão parcial para o próximo semestre letivo.. 


42 - Como ficará a situação dos alunos com dependência em algum componente curricular?

Os alunos cursarão normalmente suas dependências. Na maior parte dos casos, eles foram alocados em novas turmas (de outros cursos, em algumas situações) para possibilitar a participação também nos momentos síncronos. No entanto, em alguns casos, não foi possível conciliar. A existência de conflito de horários, no entanto, não será impeditivo, visto que os momentos síncronos serão gravados e disponibilizados aos estudantes. Caso você, estudante, verifique que não está na sala da disciplina em que possui dependência, entre em contato com o coordenador de seu curso e com o professor responsável pela disciplina para informar

 

43 - Como será realizado o acompanhamento dos alunos com necessidades educacionais específicas?

O aluno com necessidades educacionais específicas ou responsável que desejar solicitar suporte ou acompanhamento pedagógico deverá entrar em contato com a equipe do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) através do e-mail: napnee.itaperuna@iff.edu.br.

Cumpre destacar ainda que o estudante com NEE que não apresentar condições de saúde, econômicas ou de acesso para a realização das APNP, poderá declarar, em qualquer tempo, inviabilidade de acompanhamento das atividades, sem nenhum ônus acadêmico, ao Coordenador de Curso, que fará os encaminhamentos necessários junto à Equipe Pedagógica do campus procedendo ao trancamento do curso. 


44 - Quais as orientações específicas para TCC?

As atividades de orientação e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC/TFG/TCE), de Cursos Técnicos, de Graduação e de Pós-graduação, devem ser mantidas de maneira não presencial, mediadas por recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação, devendo obedecer às mesmas regras estabelecidas nos Programas e Cursos. A banca examinadora deverá acontecer na forma de webconferência, com a participação de examinadores a distância. A sessão de defesa deverá ser realizada em plataforma com segurança digital e gravada. Havendo perda de sinal durante a defesa e transcorridos, no mínimo, 30 minutos sem que seja restabelecido, a sessão deverá ser interrompida e remarcada. De acordo com o Regimento/Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a etapa de apresentação e arguição poderá ser pública ou fechada (a sessão poderá ser fechada, no caso de haver patentes com depósito por período inferior a seis meses)..


45 - As atividades de Pesquisa e de Extensão serão interrompidas?

As atividades de pesquisa e de extensão deverão ser conduzidas, quando possível, de forma remota, realizando a adequação dos planos de trabalho para atividades que não demandem atendimento presencial, tais como elaboração de relatórios, escrita de artigos científicos, análise de dados, revisão bibliográfica, entre outros. Os pesquisadores com atividades experimentais de campo, laboratório e/ou outras práticas presenciais devem buscar os meios disponíveis para a adequada manutenção dos experimentos, evitando-se as atividades de coleta de dados e/ou uso de infraestrutura do campus.  


46 - O que são os Planos de Ensino das APNP?

O Plano de Ensino da APNP é um documento que traz as informações de cada disciplina sobre: os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, a carga horária de atividades síncronas e assíncronas, a forma e instrumentos de avaliação e recuperação, a pontuação das atividades realizadas, os meios digitais e ferramentas tecnológicas. Os estudantes terão acesso aos planos de ensino antes do início das aulas pelo site ou pela sala disponibilizada na plataforma EAD IFF.


47 - Durante quanto tempo serão realizadas as APNP?

O período de oferta das APNP dependerá dos desdobramentos do contexto da pandemia, das condições sanitárias e das determinações institucionais


48 - Posso escolher não participar das Atividades Pedagógicas Não Presenciais?

Sim. É assegurado ao estudante o direito de não participar das APNP, tendo sua matrícula mantida ativa e preservada, com a garantia da manutenção de auxílios e bolsas providas pela instituição, se houver, por considerá-las como fundamentais para sua a permanência.

Também será assegurado o direito à continuidade de estudo na forma e período posterior que for disponibilizado pelo campus. Além disso, o aluno que não tiver condições psicossociais ou de infraestrutura de acesso para acompanhar regularmente as APNP poderá formalizar solicitação de regime especial de acompanhamento das atividades remotas junto ao setor responsável pela assistência estudantil do campus, o Núcleo de Atendimento ao Educando, que providenciará análise socialmente contextualizada das condições objetivas e subjetivas, pautada nas informações prestadas pelo próprio solicitante.

O aluno deverá, nesses casos, enviar e-mail para atendimento.itaperuna@iff.edu.br, informando no assunto REGIME ESPECIAL DE ACOMPANHAMENTO DAS APNP (QUESTÕES PSICOSSOCIAIS). No corpo da mensagem, deverá ser informado: (i) Nome completo e telefone de contato atualizado; (ii) Nome completo e telefone de contato do responsável (para menores de 18 anos); (iii) Matrícula e curso; (iv) Endereço; (v) Justificativa (descrever as dificuldades psicossociais enfrentadas). O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) fará analise da solicitação e dará retorno ao estudante.49 - Como faço para solicitar aproveitamento de estudos de disciplinas já cursadas?


49 - Como faço para solicitar aproveitamento de estudos de disciplinas já cursadas?

O aproveitamento de estudos poderá ser concedido pela Coordenação Acadêmica do Curso, mediante aproveitamento de conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos cinco anos, desde que haja correlação com o perfil de conclusão do curso em questão, a partir de:

I. componentes curriculares concluídos com aprovação em cursos.
II. qualificações profissionais.
III. processos formais de certificação profissional.

Exigência: O aproveitamento de estudos por componente curricular será efetuado quando este tenha sido cursado, com aprovação, em curso do mesmo nível de ensino, observando compatibilidade de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo e da carga horária do componente curricular que o aluno deveria cumprir no IFF.

As solicitações de aproveitamento de estudos devem ser enviadas à Coordenação do Registro Acadêmico via e-mail (cra.Itaperuna@iff.edu.br), contendo: (i) identificação no assunto “Solicitação de Aproveitamento de Estudos”; (ii) identificação no corpo do e-mail de nome completo do estudante, matrícula, curso e período, disciplina que solicitará aproveitamento; disciplinas cursadas em outra instituição compatíveis; (iii) cópia do histórico escolar da outra instituição; (iv) Plano de ensino ou programa de estudos contendo a ementa, o conteúdo programático, a bibliografia e a carga horária de cada componente curricular do qual solicitará aproveitamento.

Data-limite para o 3º módulo: 29/10/2021.

O aluno só estará autorizado a não mais frequentar as aulas do(s) componente(s) curricular(s) em questão após a divulgação do resultado constando o DEFERIMENTO do pedido.