Notícias
Olimpíada Brasileira de Astronomia tem a participação de 81 estudantes do IFF Itaperuna
Divulgação Científica
A 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2023), cujas provas foram aplicadas em escolas de todo o país nesta sexta-feira, 19 de maio, contou com a participação de 81 estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. O evento é organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), reunindo todos os anos alunos de escolas públicas e privadas, com objetivo de estimular o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os mais jovens.
A prova é composta por dez perguntas sobre astronomia e astronáutica, e serão distribuídas medalhas aos participantes dependendo da pontuação obtida. Diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, o professor Bruno Jardim ressalta que educar cientificamente é uma tarefa fundamental para elevação da percepção e compreensão do ser humano sobre a sua realidade.
"Como instituição educadora, o IFF tem a função de contribuir no sentido de melhorar a educação científica e tecnológica. Neste ponto, a Olimpíada Brasileira de Astronomia cumpre seu papel relevante, devido ao grande espectro de influência nas Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia se integram no conhecimento da Astronomia. Acrescento a ideia aos lançamentos de foguetes, no qual os estudantes participantes são incentivados à boa prática do estudo e da descoberta, unindo o conhecimento acadêmico às práticas manuais. Fato que nos aproxima dos nossos cursos de educação profissional", explica o diretor.
Mostra de Foguetes
No IFF Itaperuna, a organização da prova está sob responsabilidade do professor de Física Adriano Ferrarez, que é também coordenador do projeto Caronte - Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense. Os estudantes do campus participaram de aulões preparatórios para a OBA 2023, entre os meses de abril e maio, ministrados pelo professor, com seus bolsistas do Caronte.
"É muito bacana ver os alunos se empenhando e participando, não apenas pelas medalhas, mas por querer e gostar de participar. Tenho uma gratidão enorme por ser bolsista do Caronte, um projeto que vem me abrindo portas que eu nem imaginava. A ideia é futuramente ofertar também um curso de básico de introdução à astronomia, no campus, para que seja uma forma de levar esse conhecimento a todos", conta Pilar Hygino da Silva, aluna do 5º período da Licenciatura em Química e uma das responsáveis pela organização da prova no IFF Itaperuna.
O campus teve ainda 16 equipes inscritas na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), evento que faz parte da OBA 2023. Nessa modalidade, os alunos de cursos técnicos e superiores têm a missão de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou materiais similares, a partir de uma base de lançamento fixa e utilizando reações químicas para a propulsão. Os lançamentos em Itaperuna aconteceram na quarta-feira, dia 17.
O resultado da OBA 2023 está previsto para ser divulgado em 30 de junho. Mais informações estão disponíveis na página do evento, http://www.oba.org.br.