Notícias
NAE, do IFF Itaperuna, terá atendimento presencial das 8h às 20h, a partir de segunda, dia 14
Atividades Presenciais
O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna retomará o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, a partir da próxima segunda, dia 14 de fevereiro, quando será ampliado, de 10 para 31, o número de turmas com Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) no campus.
Os estudantes, bem como seus pais/ responsáveis, podem se dirigir ao setor para tirar dúvidas e fazer solicitações referentes à assistência estudantil, entre elas a carteirinha de transporte gratuito. A sala do NAE fica no 2º andar do Bloco F.
Nos próximos dias, será feita a entrega de uniformes do tipo camisa para os estudantes dos cursos técnicos (matrícula 2020 e 2021) que ainda não a pegaram. Haverá ainda a entrega de uniformes tipo regata para todos os estudantes dos cursos técnicos, exceto os concluintes.
Carteirinha de transporte
Os estudantes do campus que residem em Itaperuna podem solicitar a carteirinha de transporte urbano gratuito para o deslocamento residência x IFF nos dias em que precisem ir ao campus para frequentar as Atividades Pedagógicas Presenciais (APP). Os pedidos são recebidos presencialmente pelo NAE.
É preciso preencher a ficha de solicitação, a ser fornecida pelo campus, além de entregar uma foto 3x4, a fotocópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).
No caso de o estudante residir com terceiro (ou seja, comprovante de residência que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser anexados também a declaração de residência preenchida e assinada por terceiros (declarante), a fotocópia do documento de identificação oficial com foto do declarante e a fotocópia do comprovante de residência do declarante (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).
Para quem já tem a carteirinha, O NAE fez a solicitação de desbloqueio, em janeiro, à Secretaria Municipal de Educação e aguarda o atendimento. Assim que seja feito, os estudantes serão comunicados.
Declaração para transporte Intermunicipal
Sobre o comprovante de matrícula para estudantes dos cursos técnicos terem acesso ao transporte gratuito pela Viação Brasil ou outras empresas de transporte intermunicipal dentro do Estado do Rio, no deslocamento residência x IFF, o NAE divulgou um passo a passo de como fazer a solicitação.
Com a Lei Estadual nº 7830/2018, do estado do Rio de Janeiro, os estudantes do ensino básico da rede federal (integrado, concomitante e subsequente) que residem em outros municípios do estado, que não Itaperuna, passaram a ter direito ao transporte intermunicipal com o objetivo de deslocamento residência x instituição de ensino.
Para usufruir desse direito, o estudante deverá portar sua carteira de estudante ou declaração de matrícula e estar devidamente uniformizado.
Documentação necessária para emissão da declaração de matrícula:
1) solicitação de declaração para transporte intermunicipal preenchida e assinada;
2) cópia de CPF;
3) cópia de documento de identificação oficial com foto (exemplos: RG, CNH, identidades expedidas pelas Forças Armadas);
4) cópia do comprovante de residência: conta de luz ou conta de água de no máximo 2 meses ou contrato vigente de aluguel.
Caso o estudante tenha seu comprovante de residência em nome de terceiro (ou seja, que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser apresentados também:
1) a declaração de residência preenchida e assinada por terceiro (declarante);
2) documento de identificação oficial com foto do declarante;
3) cópia do comprovante de residência do declarante de até 2 meses
Os documentos devem ser enviados para o e-mail: transporte.nae.itaperuna@iff.edu.br (somente pelos alunos que estão cursando o Ano Letivo de 2021).
Assunto: solicitação de declaração para transporte intermunicipal
ACESSE AQUI O REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO PARA TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
ACESSE AQUI O MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA