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IFFluminense Itaperuna realiza 2ª TecnoWeek de 22 a 26 de agosto

Semana da Tecnologia

Evento reúne mais de 30 atrações, entre oficinas, debates e competições, com temas relacionados ao uso da tecnologia na educação
por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 17/08/2016 19h02, última modificação 19/08/2016 18h01
Oficina para crianças realizada durante a 1ª TecnoWeek: evento deste ano tem mais de 30 atrações

Oficina para crianças realizada durante a 1ª TecnoWeek: evento deste ano tem mais de 30 atrações

 De 22 a 26 de agosto, o IFFluminense Itaperuna realizará a 2ª edição da TecnoWeek, evento voltado para a discussão e treinamento de estudantes e profissionais em temas relacionados ao uso da tecnologia na educação. Este ano, são mais de 30 atrações programadas, entre oficinas, debates e competições.

 As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo que o preenchimento das vagas para o público externo será por ordem de chegada. Os participantes terão direito a certificado. As atividades acontecerão, em sua maioria, na Tecnoteca, sala de aula interativa do Campus Itaperuna, que dispõe de tablets, smartphones, TV 3D, mesa digitalizadora e lousa digital, entre outros recursos.

 Este ano, o Grupo de Trabalho de Metodologias e Tecnologias para Educação (GT-Meted), do Campus Campos Centro  e que conta com a participação de servidores dos campi Itaperuna e Santo Antonio de Pádua, também participa da organização do evento. O grupo de trabalho tem como objetivo estudar e promover a adoção de metodologias de ensino centradas no estudante, assim como apoiar e incentivar o uso de tecnologias educacionais.

Na programação da 2ª TecnoWeek, há 
oficinas disponíveis para os mais variados públicos, incluindo crianças, professores e idosos, além de servidores e alunos do IFFluminense. Veja a programação:

 

SEGUNDA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2016
8h às 9h30min - Astronomia divertida para crianças
O curso é voltado para crianças e tratará de conceitos básicos de astronomia, além de incluir jogos e brincadeiras em seu conteúdo. Os participantes também terão a oportunidade de observar as constelações com a ajuda de aplicativos gratuitos que podem ser usados em tablets e celulares.
10h às 11h30min - Trabalhando a liderança com blocos de montar
Nesta oficina, os participantes utilizam blocos de montar para exercitar  questões relacionadas à liderança e à criatividade no ambiente de trabalho. A atividade é voltada principalmente para alunos do curso de Administração.
13h30min às 15h - Uso da Matemática e da Administração com LEGO
Os blocos de montar são usados nesta oficina como ferramenta para a aprendizagem de tópicos de Administração e Matemática, dentro do currículo das disciplinas de turmas do primeiro ano técnico em Administração.
15h30min às 17h - Aplicativos digitais como ferramenta de aprendizagem de Ciências e Matemática
Os participantes terão a oportunidade de conhecer e testar aplicativos digitais voltados para a aprendizagem de tópicos de Matemática e Ciências que fazem parte do currículo do ensino fundamental.
18h15min às 19h40min - Estudando funções com o aplicativo GeoGebra
Nesta oficina, serão apresentados aplicativos gratuitos para smartphones e tablets que auxiliam nos estudos de Matemática, especialmente para alunos do ensino médio.
20h às 21h30min - MagicPlan: Criando plantas residenciais com smartphones
Criar plantas baixas para planejar uma reforma ou mesmo a compra de móveis pode se tornar algo simples com apenas alguns cliques. A oficina mostrará como funciona um aplicativo que transforma fotos de um ambiente numa planta e calcula as medidas.


TERÇA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2016
8h às 9h30min - Aprenda a editar fotos e vídeos diretamente do tablet
A oficina, voltada para o público iniciante, mostrará de forma descomplicada como transformar registros simples, feitos com celular ou tablet, em trabalhos com cara de profissional. O conteúdo incluirá dicas básicas de ponto de corte, uso de filtros, criação de legendas e efeitos sonoros, além dos principais cuidados a se tomar na hora do clique.
10h às 11h30min - TecnoSports: Perca calorias brincando com o Xbox 
Os participantes vão duelar, numa animada competição digital, para ver quem leva o título de campeão do game, que inclui modalidades esportivas como boxe, vôlei e corrida. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.
14h às 18h - Estudos de caso: Uma metodologia para o ensino
O curso faz parte do "Ciclo de Formação Continuada de Docentes", do Centro de Referência do IFFluminense, e tem o objetivo de mostrar a aplicabilidade da metodologia de estudo de caso no ensino.
18h15min às 19h40min - TecnoDance: Saúde em dia no ritmo da dança
Uma animada disputa de dança com o Xbox será o pano de fundo para uma discussão sobre o uso das novas tecnologias como aliadas no combate ao sedentarismo. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.
20h às 21h30min - MagicPlan: Criando plantas residenciais com smartphones
Criar plantas baixas para planejar uma reforma ou mesmo a compra de móveis pode se tornar algo simples com apenas alguns cliques. A oficina mostrará como funciona um aplicativo que transforma fotos de um ambiente numa planta e calcula as medidas.


QUARTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO
8h às 9h30min - TecnoSports: Perca calorias brincando com o Xbox 
Os participantes vão duelar, numa animada competição digital, para ver quem leva o título de campeão do game, que inclui modalidades esportivas como boxe, vôlei e corrida. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.
10h40min às 12h - O mapa conceitual como aliado na organização dos estudos
Por meio de um aplicativo digital, os participantes aprenderão a organizar conteúdos através dos mapas conceituais. A oficina será voltada para o uso do recurso em sala de aula, com exercícios práticos. 
10h40min às 12h - Uso da Matemática e da Administração com LEGO
Os blocos de montar são usados nesta oficina como ferramenta para a aprendizagem de tópicos de Administração e Matemática, dentro do currículo das disciplinas de turmas do primeiro ano técnico em Administração.
13h30min às 14h50min - Fotografia com smartphone como reflexão do processo criativo
A oficina será baseada no uso de aplicativos que utilizam a linguagem fotográfica como estímulo ao processo criativo dos participantes, de forma lúdica e interativa.
13h30min às 14h50min - Truques e Dicas com Google 
O Google é repleto de recursos de pesquisa úteis para o dia a dia. Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns deles e praticar formas diferenciadas de pesquisa para otimizar os resultados.
15h às 17h - TecnoDance: Saúde em dia no ritmo da dança
Uma animada disputa de dança com o Xbox será o pano de fundo para uma discussão sobre o uso das novas tecnologias como aliadas no combate ao sedentarismo. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.
15h às 17h - Debate – “Novas Tecnologias na Educação”
A mesa-redonda terá a presença de especialistas no uso de tecnologias na educação, que abordarão temas como “Realidade aumentada e suas aplicações na educação”, “Mapa conceitual como ferramenta de ensino e aprendizagem”, “Possibilidades de uso das ferramentas do Google no ensino” e “Experiências de uso da Tecnoteca no Campus Itaperuna”.
17h às 18h - Lançamento do livro "Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares"
19h às 21h - Pokemon Go: Capturar ou ser capturado?
O debate abordará questões sociológicas e de mercado da febre “Pokemon Go”, um jogo recentemente lançado no Brasil e que utiliza a realidade aumentada como forma de entretenimento. Serão apresentadas as funcionalidades do jogo, seus aspectos tecnológicos e situações positivas e negativas que têm sido geradas na sociedade por conta do game.


QUINTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO de 2016
8h às 9h30min - Currículo na Era Digital: conheça aplicativos que ajudam a fazer a diferença na busca por emprego
Smartphones e tablets podem ser grandes aliados na busca por emprego atualmente. Nesta oficina, os participantes conhecerão aplicativos digitais que auxiliam quem quer fazer desde um currículo até apresentações profissionais.
10h às 11h30min - Processo eleitoral e estruturas de governo no Brasil
A oficina apresentará, de forma interativa, as estruturas de governo e o processo eleitoral no Brasil. Serão usados tablets e mesas redondas em simulações com os participantes, que poderão aprender um pouco mais sobre o funcionamento das organizações políticas, da gestão pública e das eleições com a utilização de urnas eletrônicas. 
13h30min às 15h - TecnoSports: Perca calorias brincando com o Xbox 
Os participantes vão duelar, numa animada competição digital, para ver quem leva o título de campeão do game, que inclui modalidades esportivas como boxe, vôlei e corrida. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.
15h30min às 17h30min - TecnoChess: Introdução ao xadrez
Aprenda os primeiros passos para jogar xadrez, com a ajuda de aplicativos disponíveis gratuitamente para celulares e tablets, em que é possível conhecer as jogadas feitas por cada peça do tabuleiro e praticar, mesmo não conhecendo plenamente as regras do jogo.
18h15min às 19h40min - O celular como ferramenta para calcular o gasto com a luz
A oficina ensinará aos participantes como calcular quanto se gasta em casa com cada aparelho eletrônico e eletrodomésticos, abordando ainda questões sobre consumo sustentável e economia. A atividade será baseada no aplicativo digital Casa Virtual, da Eletrobras.
20h às 21h30min - TecnoChess: Analisando as melhores partidas de todos os tempos
A oficina é voltada para jogadores de xadrez de nível intermediário, que queiram aprender a analisar partidas, com o auxílio de recursos digitais. Ao final, haverá uma disputa para colocar em prática as estratégias de jogo.


SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2016
8h às 9h30min - Kahoot: criação e utilização de um game como proposta didática para revisão de conhecimentos
A apresentará o funcionamento da plataforma Kahoot, de criação de questionário, pesquisa e quiz,  baseada em jogos com perguntas de múltipla escolha.
10h às 11h30min - Include: Inclusão digital para todas as idades
A oficina apresentará recursos tecnológicos de uma forma divertida e interativa para um público preferencialmente formado por pessoas a partir de 60 anos. Serão feitas atividades com o uso de tablets e da lousa digital, além de discutidas questões sobre acessibilidade e os direitos dos idosos no Brasil.
13h30min às 15h - Currículo na Era Digital: conheça aplicativos que ajudam a fazer a diferença na busca por emprego
Smartphones e tablets podem ser grandes aliados na busca por emprego atualmente. Nesta oficina, os participantes conhecerão aplicativos digitais que auxiliam quem quer fazer desde um currículo até apresentações profissionais
15h30min às 17h - Coração: Mitos e verdades
Como funciona o órgão mais importante do corpo humano? Numa viagem com o auxílio de um programa interativo na lousa digital, os participantes poderão acompanhar a simulação do funcionamento do coração, seus reflexos em todo o organismo e o que de fato é verdade ou apenas mito nos cuidados com o sistema cardiovascular.
18h15min às 19h40min - Currículo na Era Digital: conheça aplicativos que ajudam a fazer a diferença na busca por emprego
Smartphones e tablets podem ser grandes aliados na busca por emprego atualmente. Nesta oficina, os participantes conhecerão aplicativos digitais que auxiliam quem quer fazer desde um currículo até apresentações profissionais.


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