Notícias
IFFluminense Itaperuna inaugura Parque Acadêmico Industrial na segunda-feira, 1 de agosto
Investimento no Ensino
O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Itaperuna inaugura no próximo dia 1º de agosto, segunda-feira, às 17h30min, o Parque Acadêmico Industrial, um novo ambiente de aprendizagem que será voltado principalmente para o reforço das aulas práticas dos alunos de ensino técnico. O espaço abrigará 18 laboratórios, além de um miniauditório e salas de apoio, totalizando 3 mil metros quadrados de área construída.
Para marcar o início das atividades e apresentar as instalações em funcionamento para alunos e a comunidade, na terça-feira, 2 de agosto, o campus Itaperuna promoverá o 1º Ciclo de Qualificação do Parque Acadêmico Industrial. O evento é gratuito e contará com oficinas e palestras sobre temas relacionados ao mercado de trabalho na indústria. A programação será divulgada em breve.
Projetado para integrar a sala de aula aos laboratórios industriais do campus, o Parque Acadêmico Industrial contará com espaços voltados para a formação profissional e pesquisa nas áreas de Automação Industrial; Acionamentos e Máquinas Elétricas; Eletrônica Digital; Eletrônica Industrial; Instalações Elétricas; Automação Predial; Energias Renováveis; Usinagem; Máquinas Operatrizes; Soldagem; Motores; Hidráulica, Pneumática e Metrologia; Bombas e Instalações; Química Industrial; Refrigeração e Ar-Condicionado; Tratamentos Térmicos e Ensaios Mecânicos.
Atualmente, a construção está recebendo os últimos ajustes para a inauguração, mas aulas-teste já estão sendo feitas por professores de disciplinas técnicas do campus. Segundo a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, a inauguração é um marco para o campus.
"Com esse novo espaço, poderemos reforçar as atividades práticas e, ao mesmo tempo, ampliar nossos espaços de aprendizagem, possibilitando inclusive o planejamento para a implantação de outros cursos técnicos e superiores no campus, futuramente. A ideia do Parque Acadêmico Industrial é buscar proporcionar aos alunos, dentro da escola, uma vivência parecida com a que eles poderão encontrar no mercado de trabalho", explica a diretora-geral.
Inaugurado em 2009, o campus Itaperuna tem, atualmente, cerca de mil alunos matriculados nos cursos técnicos de Administração, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química e no curso superior de Sistemas de Informação.
Comunicação Social campus Itaperuna