Notícias
IFF Itaperuna passa a ter serviço de plantão psicológico para alunos, servidores e terceirizados
Saúde Mental
Os estudantes, servidores e funcionários terceirizados do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna passam a contar, a partir desta terça-feira, 16 de agosto, com um serviço de atendimento psicológico em sistema de plantão, que será realizado por meio de um programa de estágio clínico em parceria com a UniRedentor/Afya. Cerca de 30 alunos do 6º período de Psicologia se revezarão nos atendimentos, sob supervisão docente.
A coordenação da parceria é feita pela servidora da Direção de Ensino do IFF Itaperuna e professora de Psicologia da UniRedentor/Afya Alessandra Tozatto. A profissional explica que o plantão psicológico é uma modalidade de atendimento que possibilita enfrentar o desafio de atender um número maior de pessoas, no momento de suas necessidades.
"Os atendimentos são de demanda livre, basta chegar e ser atendido. Os atendimentos são individuais e sigilosos, de acordo com o código de ética profissional do psicólogo", explica Alessandra Tozatto.
O serviço será realizado, diariamente, numa sala do Bloco B próxima à Direção de Ensino e à sala dos professores, nos seguintes horários:
- Segundas-feiras, das 8h às 16h;
- Terças-feiras, das 8h às 16h;
- Quartas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 18h às 22h;
- Quintas-feiras, das 8h às 16h;
- Sextas-feiras, das 8h às 22h.
Ao longo desta terça-feira foram realizados os cinco primeiros atendimentos. As estagiárias foram recebidas também pelo diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, que ressaltou a importância desse novo serviço disponibilizado para a comunidade interna.
"Especialmente neste período do retorno à presencialidade das atividades escolares, após os momentos mais difíceis da pandemia, experimentamos de forma mais aparente, a necessidade de ações de atendimentos especializados para a comunidade acadêmica. Esperamos que os plantões de atendimento possam contribuir com o bem-estar da nossa comunidade, assim como estimular a implantação de estratégias de intervenção com o devido amparo profissional", afirmou o diretor-geral, destacando um agradecimento à servidora Alessandra Tozatto "pela coordenação e iniciativa desse importante serviço para o Campus Itaperuna".