CAMPUS ITAPERUNA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Itaperuna > Notícias > IFF Itaperuna forma primeira turma do curso de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos

Capacitação

Curso teve duração de quatro meses, com módulos sobre Introdução à Educação em Direitos Humanos, Questões Fundiárias, Questões de Gênero e Diversidade Sexual e Questões Étnico-Raciais
por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 10/04/2018 18h11, última modificação 10/04/2018 18h14
Os alunos receberam o certificado de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos

O Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna realizou, nesta segunda-feira (09/04), a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso aos 37 alunos da sua primeira turma do programa de Formação Continuada de "Educação em Direitos Humanos". A formatura contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente Santos de Oliveira, e da diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do IFFluminense, Juliana Vidigal, além de diretores do Campus Itaperuna, professores, alunos e convidados.

O curso teve duração de quatro meses, com módulos sobre Introdução à Educação em Direitos Humanos, Questões Fundiárias, Questões de Gênero e Diversidade Sexual e Questões Étnico-Raciais, que foram ministrados por professores de áreas como Artes, Filosofia, Geografia, História e Sociologia do IFFluminense.

Professora do Ensino Básico no Sistema Carcerário de Itaperuna, Stella Rezende, de 22 anos, foi uma das alunas que concluíram o curso. Para ela, a diversidade de pensamentos e a qualidade do conteúdo ministrado foram os principais pontos da formação.

"O curso foi muito produtivo, principalmente por ter uma turma bastante mesclada, com alunos que tinham diferentes pontos de vista e profissões, como assistente social, professor, policial, enfermeira e advogado. Essa diversidade, a partir do conteúdo das aulas, permitiu debates muito enriquecedores. Antes, eu tinha uma imagem completamente distorcida dos Direitos Humanos. O curso desconstruiu essa imagem e já está sendo bastante útil no meu dia a dia profissional, especialmente por ter aberto um leque para questões mais reflexivas e aguçado meu espírito crítico", ressaltou a aluna.

Colega de turma de Stella, a professora Julia Benites, de 21 anos, pretende aprofundar seus conhecimentos na área de Direitos Humanos.

"Ter a oportunidade de fazer um curso como esse aqui em Itaperuna é excelente, principalmente por ser uma formação gratuita e de muita qualidade. Estou ansiosa pela abertura de uma pós-graduação na área, aqui no IFF", afirmou.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso aos alunos, a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, ressaltou a importância de a Instituição ofertar cursos, além de realizar eventos que trabalhem temas relacionados à discussão de Direitos Humanos.

"Com esse curso, nosso campus ajuda a contribuir em debates que são fundamentais na atualidade. Nossa ideia é abrir novas turmas e poder aprofundar ainda mais essas discussões", ressaltou a diretora-geral.