Notícias
IFF Itaperuna dá início a atividades de projeto premiado pelo Desafio Inova Escola
Reforço Escolar
A equipe do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna à frente do projeto Fábrica de Jogos participou, nesta quarta-feira (11/03), da primeira reunião com a assessoria técnica do Desafio Inova Escola. O encontro — realizado por videoconferência — marcou oficialmente o início da implementação do projeto, que foi premiado em novembro de 2019 como um dos cinco melhores planos de inovação em instituições de ensino do país.
Entre os dias 2 e 7 de março, os alunos das turmas de 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio passaram por uma avaliação diagnóstica com provas de Português e Matemática, baseada numa ação que já vem sendo aplicada no IFF Campus Campos Guarus nos últimos anos, o Programa de Acompanhamento do Rendimento Estudantil (Pare).
Os resultados da avaliação estão sendo analisados pela equipe de professores para que a aplicação da Fábrica de Jogos, em sala de aula, possa começar nas próximas semanas. De acordo com a diretora-geral do IFF Itaperuna e uma das integrantes do projeto, Michelle Maria Freitas Neto, nessa primeira reunião com a assessoria técnica já ficaram acertadas duas visitas dos assessores ao campus, sendo a primeira em abril.
"Fizemos também um encontro de apresentação para os demais servidores do campus, e a equipe já passou de nove para 22 integrantes, incluindo docentes e técnicos administrativos em Educação. Temos muito trabalho pela frente! Nesse momento, estamos fazendo análises de resultados das provas e vendo possibilidades de aperfeiçoamento do projeto inicial, em conjunto com a assessoria técnica, que terá reuniões semanais conosco", ressaltou Michelle.
O projeto Fábrica de Jogos tem como objetivo principal ser uma ferramenta de reforço escolar, a partir da elaboração de jogos digitais baseados em obras literárias de domínio público, com a participação de alunos e professores. O Desafio Inova Escola — concurso promovido pela ProFuturo, da Fundação Telefonica Vivo — aconteceu ao longo do segundo semestre de 2019, reunindo 4.241 docentes de 1.182 escolas públicas e particulares brasileiras na elaboração de planos de ensino inovadores para serem colocados em prática nas instituições de ensino. O IFF Itaperuna foi a única instituição do Estado do Rio e o único Instituto Federal de Educação entre os finalistas e, em novembro, teve seu projeto escolhido entre os cinco vencedores do desafio.