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Alunos do IFF Itaperuna que usam ônibus intermunicipal devem solicitar declaração para gratuidade

Volta às Aulas

Retorno para finalização do Ano Letivo de 2021 será em 31 de janeiro, após o período de férias escolares, com previsão de Atividades Pedagógicas Presenciais para todas as turmas.
por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 18/01/2022 19h27, última modificação 20/01/2022 11h27

Os estudantes do  Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna que utilizam transporte intermunicipal no deslocamento entre suas residências e o Instituto, para as Atividades  Acadêmicas Presenciais (APP), devem enviar o quanto antes a documentação solicitada pelo Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) para a emissão do comprovante de matrícula necessário para usufruir do transporte de forma gratuita pela Viação Brasil ou outras empresas de transporte intermunicipal dentro do Estado do Rio. 

A volta às aulas para finalização do Ano Letivo de 2021 no IFF Itaperuna, após o período de férias escolares, ocorrerá em 31 de janeiro. Mas, segundo a equipe do NAE, como são muitas as solicitações, é importante que os estudantes não deixem para a última hora, o que pode atrasar a emissão do comprovante.

Por enquanto, os alunos aprovados no Processo Seletivo de 1º Semestre de 2022 não devem fazer a solicitação, pois o Ano Letivo de 2022 terá início somente em abril.

Estão previstas atividades presenciais para todas as turmas do campus nesta finalização do Ano Letivo de 2021. O IFF Itaperuna encontra-se na Fase 3 do plano de retorno. Nessa fase, parte das aulas são ministradas presencialmente — por meio das chamadas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) —, e a outra parte é mantida de forma remota, como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), conforme critérios definidos no Protocolo de Biossegurança do IFF. 

Veja o passo a passo divulgado pelo NAE: 

Com a Lei Estadual nº 7830/2018, do estado do Rio de Janeiro, os estudantes do ensino básico da rede federal (integrado, concomitante e subsequente) que residem em outros municípios do estado, que não Itaperuna, passaram a ter direito ao transporte intermunicipal com o objetivo de deslocamento residência x instituição de ensino.

Para usufruir desse direito, o estudante deverá portar sua carteira de estudante ou declaração de matrícula e estar devidamente uniformizado.

Documentação necessária para emissão da declaração de matrícula:

1) solicitação de declaração para transporte intermunicipal preenchida e assinada;
2) cópia de CPF;
3) cópia de documento de identificação oficial com foto (exemplos: RG, CNH, identidades expedidas pelas Forças Armadas);
4) cópia do comprovante de residência: conta de luz ou conta de água de no máximo 2 meses ou contrato vigente de aluguel.

Caso o estudante tenha seu comprovante de residência em nome de terceiro (ou seja, que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser apresentados também:

1) a declaração de residência preenchida e assinada por terceiro (declarante);
2) documento de identificação oficial com foto do declarante;
3) cópia do comprovante de residência do declarante de até 2 meses

Os documentos devem ser enviados para o e-mail: transporte.nae.itaperuna@iff.edu.br (somente pelos alunos que estão cursando o Ano Letivo de 2021).
Assunto: solicitação de declaração para transporte intermunicipal

Somente serão entregues declarações para os estudantes que comprovarem vacinação completa ou parcial contra a Covid-19.

ACESSE AQUI O REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO PARA TRANSPORTE INTERMUNICIPAL 

ACESSE AQUI O MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA