CAMPUS ITABORAI

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Itaboraí > Notícias > Alunos do Ensino Fundamental participam de visitas guiadas na 1ª Semana Acadêmica do IFF Itaboraí

Evento

A previsão é que mais de 600 estudantes, sendo a maior parte de turmas de 9º ano, passem pelos corredores e laboratórios do campus até a próxima sexta-feira, 6 de outubro.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 04/10/2023 21h08, última modificação 05/10/2023 13h06
Estudantes da rede municipal estão participando de visitas no turno da tarde

Uma série de visitas guiadas, iniciada na terça-feira, 3 de outubro, está revelando a alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental do Município de Itaboraí um mundo de oportunidades, até então desconhecido por muitos deles, mas que estão disponíveis de forma ampla e gratuita no Instituto Federal Fluminense (IFF). A previsão é que mais de 600 estudantes, sendo a maior parte de turmas de 9º ano, passem pelos corredores e laboratórios do campus até a próxima sexta-feira, 6 de outubro, como parte das ações da 1ª Semana Acadêmica do IFF Itaboraí.

Na visita, os participantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Instituto e os cursos de formação inicial e ensino técnico ofertados localmente, além de vivenciarem, de forma divertida, experiências científicas e demonstrações de equipamentos em laboratórios de Química, Robótica, Eletrotécnica e Automação, entre outros.

Um dos pontos de parada do guiamento é para conhecer o trabalho desenvolvido no projeto de pesquisa "Experimentando Ciências no IFF Campus Itaboraí", que tem o objetivo de despertar o interesse pela Ciência, usando para isso experimentos lúdicos nos laboratórios de Química. Estudante do 1º ano do Ensino Médio na rede estadual e bolsista de pesquisa no IFF há um mês, Matheus Matos usou todo o conhecimento adquirido nas últimas semanas para fazer demonstrações aos visitantes, sob supervisão da professora Aline Farias e da técnica Sumaia Hottes.

"Está sendo ótimo poder mostrar para os alunos do Ensino Fundamental um pouco do que fazemos no laboratório, de forma bastante prática e simples. A gente percebe que eles vão embora daqui muito mais interessados em aprender Ciências do que quando chegam, porque conseguem visualizar o que estão aprendendo, não ficando apenas com a teoria da sala de aula", conta o bolsista.

Theo dos Santos, do 9º ano na Escola Municipal Antonio Alves Vianna, do bairro Apolo II, disse ter se divertido na visita e se surpreendido com a qualidade das explicações.

"Fomos todos muito bem recebidos, num ambiente muito legal que é esse aqui no IFF de Itaboraí. Não conhecia o Instituto e estou curtindo muito tudo. Deve ser muito bom estudar aqui", contou Theo.

Oportunidade de acesso ao ensino técnico

Professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Genesio da Costa Cotrim, no bairro Esperança, Viviane Mançano foi a responsável por uma das turmas de 9º ano da escola na visita guiada e ressaltou a importância de os estudantes terem contato logo cedo com o Instituto Federal.

"Vejo essa iniciativa de promover visitas guiadas para o Ensino Fundamental como algo muito importante, porque alguns estudantes não fazem ideia do mundo de possibilidades que existem na formação profissional e técnica. Estar aqui no IFF Itaboraí, hoje, certamente vai aguçar o interesse de muitos deles que andavam com pouca ou nenhuma perspectiva e, agora, tiveram seus horizontes ampliados a partir de estímulos bastante práticos e objetivos", ressaltou a professora, que também já foi aluna do campus, num curso de formação de profissionais para atuação em alfabetização e letramento.

A 1ª Semana Acadêmica segue até esta sexta-feira, dia 6, com uma série de atividades, entre elas palestras, oficinas, minicurso e exposições, além das visitas guiadas. A programação completa está disponível em https://eventos.iff.edu.br/semanaacademicaitaborai.