Notícias
VIII IFFoco Surdo vai abordar ensino e autoestima
INCLUSÃO
Organizador do evento, Estêvam Farias (à esquerda) acredita que os surdos têm direitos e que a sociedade precisa aprender a se comunicar com eles.Fotos/artes: Divulgação e Ascom Centro.
O VIII IFFoco Surdo vai debater neste ano os desafios da comunidade surda em diversas áreas da sociedade. O evento será realizado no dia 26 de setembro no auditório Cristina Bastos do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro a partir das 18h.
Segundo o tradutor e intérprete da Linguagem de Sinais e organizador do evento Estêvam Farias, o VIII IFFoco Surdo, que já tem mais de 200 inscritos, vai acontecer no dia 26 de setembro para comemorar o Dia Nacional do Surdo.
“Um palestrante surdo será da Educação Física, outra da área da Letras, uma doutora surda formada em Linguística e uma palestrante que vai falar sobre autoestima. São diversas vertentes em que os surdos estão presentes e atuando”, disse. As inscrições podem ser feitas AQUI.
Estêvam afirma que o surdo convive ainda com a barreira da comunicação. “A Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) é a primeira língua deles (surdos), e a sociedade majoritariamente não sabe. Isso acaba criando obstáculos para o acesso ao mercado de trabalho e à educação também. No IFF, há essa acessibilidade linguística dentro da instituição, mas eles não transitam só no IFF, mas em shoppings, farmácias”, conclui.
O evento terá certificado de participação.