Notícias
Peça de professor do IFFluminense é atração do fim de semana no Teatro Trianon
Arte
Alguns estudantes acabam voltando à sala de aula na condição de professores, mas em muitos casos, o laço mantido pelas pessoas com uma escola é limitado à primeira forma, em que se foi aluno. Ao falar de seu texto, o professor de história, poeta, autor e ator, Adriano Moura, esclarece: “Relatos de Professores é sobre muitos de nossos fantasmas, pois quem nunca viveu a realidade de uma sala de aula, seja como professor ou aluno?”.
No espetáculo, quatro atores interpretam professores que se vêem investigados por um psiquiatra, cuja inquietação é descobrir “se seus delitos foram por causa da ‘’loucura’’ ou se eles sabiam exatamente o que estavam fazendo e quais seriam suas conseqüências”.
O pano de fundo não é propriamente a doença que acomete o individuo, mas a chamada loucura do mundo, da vida moderna ou pós-moderna.
Mais uma vez é Adriano quem dá as pistas para quem for conferir no principal teatro de Campos dos Goytacazes: “É um texto pertinente para o mercado em que vivemos de caos educacional. Esta peça não é sobre professores “à beira de um ataque de nervos”, mas sobre pessoas num mundo em colapso, a cada dia mais esquizofrênico e psicótico”.
Com a experiência de anos em salas de aula da rede estadual e atualmente do Campus Campos Centro do IFFluminense, o professor e artista sabe do que está falando.
A condução do elenco é do diretor teatral e produtor cultural José Sisneiros. No elenco estão os atores Deo Garcez, Christina Markes, Carlos Salles, Miriam Panzer e Eduardo Piovesan. O espetáculo chega ao Trianon depois de recente encenação no Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho, localizado no Instituto Nice da Silveira, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.
Serviço: