Notícias
Programação do Setembro Amarelo no Campus Campos Centro
Celebrar a Vida
Vivemos num contexto social em que o imperativo da felicidade é o ponto crucial da vida. Nos cobram estar felizes o tempo todo e a todo custo. Só não nos dizem que sentir tristeza e angústia também faz parte do viver. E que a felicidade, nada mais é, que alguns momentos felizes, no qual ora existem, ora dá espaço para outros afetos. A vida, enquanto emaranhado de emoções, é feita de muitos sentimentos, e todos eles merecem ser escutados e vistos de forma cuidadosa.
Mas, o que leva as pessoas a terem ideação suicida ou a cometerem o suicídio? Mesmo que se compreenda que a nossa existência é feita de momentos negativos, nem sempre sabemos lidar com eles. O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e o mais importante passo para prevenção. Por isso, olhe para si e para o outro de forma cuidadosa. Nem sempre falamos o que sentimos, mas podemos demonstrar de diversas formas que precisamos de ajuda. Existem pessoas preparadas para te escutar, compreender e ajudar.
E, mesmo que, às vezes, fique difícil de perceber, você não está sozinho! Procure ajuda ou, quem puder, procure ajudar. Sua vida é muito importante e os dias poderão ser melhores!
(Psicólogas da CAE – Coordenação de Apoio ao Estudante)
Atendimentos
Centro Valorização da Vida – CVV – 188 (ligação gratuita) e Skype (www.cvv.org.br)
Pólo de Saúde Mental Guarus: Avenida Francisco Lamego, s/nº, no Parque Vicente Dias. Os atendimentos específicos da Saúde Mental serão realizados às segundas-feiras (9h30 e 14h), quartas-feiras (7h), quintas-feiras (8h) e sextas-feiras (9h). Marcação de consultas: (22) 98175-2142