CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Robô social desenvolvido no IFF tem pedido de patente solicitado ao (INPI)

Robô social desenvolvido no IFF tem pedido de patente solicitado ao (INPI)

Engenharia

Idealizado por formandas do Curso de Engenharia de Controle e Automação,dispositivo pode ser empregado em áreas como saúde e educação.
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/09/2018 15h38, última modificação 19/09/2018 15h04
O simpático e cativante Will, robô social do IFF, em fase de teste.

Will parece um ursinho de pelúcia com olhos vívidos voltados para quem se aproxima. De repente, o silêncio é quebrado por uma voz infantilizada que faz perguntas simples e estimula respostas de crianças. Boca, cabeça e braços se mexem. Os movimentos da criança podem ser reproduzidos pelo ursinho. A aparência com bichinhos do tipo, encontrados no comércio em parques de diversão, oculta o aparato tecnológico envolvido no projeto: smartphone, pequenos motores, outros dispositivos eletrônicos e comunicação remota.

A voz que se ouve pode ser, por exemplo, de um profissional de psicologia empenhado em interagir com uma criança traumatizada. A forma é lúdica, envolvente e amistosa. O ursinho é fruto de mais uma invenção com pedido de patente que vale como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes da Engenharia de Controle e Automação, curso oferecido no Campus Campos Centro do IFF. A primeira iniciativa do gênero no IFF aconteceu em março deste ano com a apresentação de um dispositivo que evita desperdício de água em irrigação.

No processo de pedido de patente aberto no INPI, a invenção das estudantes Anna Carolline Pessoa de Mello Bitão e Mayra Mota Medeiros é apresentada como um  “Dispositivo robô interativo com comandos remotos e comunicação de áudio e vídeo”. O trabalho é orientado pelo professor pesquisador William Vianna e tem como parceiro institucional o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG) do IFFluminense, onde foi executado.

Do bem - Na apresentação do projeto, seus criadores demonstram uma das aplicações do invento: a intermediação de profissionais de saúde com “crianças em períodos de reabilitação ou tratamento clínico-hospitalar”. Nesse momento, elas “podem se sentir solitárias ou assustadas”. O ursinho pode facilitar a intermediação quando “o acompanhamento do profissional é necessário, porém o mesmo pode intimidar estes pacientes”. Além da aplicação em hospitais, “o robô pode ser usado em ambientes educacionais, ou seja, em palestras, feiras ou eventos”.

A estudante Mayra Mota diz que realizou um sonho pessoal: “A gente queria fazer algo que impactasse diretamente na vida das pessoas”. Anna Carolline “corrobora: “Will nasceu dessa vontade de fazer o bem, usar a engenharia, os conceitos que a gente aprendeu podendo principalmente ajudar a crianças”.

O robô social e outras três invenções com pedido de patente foram apresentados por estudantes que finalizam o Curso de Engenharia de Controle e Automação, no dia 11 de setembro.