CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Revista eletrônica destaca aplicativos de smartphone para ajudar em aulas de Química

Notícias

Revista eletrônica destaca aplicativos de smartphone para ajudar em aulas de Química

Ensino Médio

Trabalho resulta de projeto de iniciação científica e fará parte de monografia de licenciando do Instituto Federal Fluminense.
por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/09/2020 13h10, última modificação 07/09/2020 21h28
Show image carousel Saymon durante exposição para colegas de iniciação científica (Divulgação).

Saymon durante exposição para colegas de iniciação científica (Divulgação).

   A revista eletrônica em formato de ebook Tecnologia e ensino: aplicativos educacionais para aulas de Química é resultado de pesquisas do bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)Saymon da Silva Almeida e suas orientadoras, as professores doutoras Valéria Marcelino e Cassiana Machado. O estudante cursa o sétimo período do Curso de Licenciatura em Química, oferecido no Campus Campos Centro do IFF. 

   Durante dois anos, os pesquisadores desenvolveram o projeto de pesquisa denominado “Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais: contribuições para formação de professores da área de Ciências”. Dele resultou o trabalho apresentado na revista. O projeto teve apoio do CNPq e envolveu outros estudantes da licenciatura.

    No momento em que professores do ensino médio buscam novas formas de abordagem de disciplinas, os aplicativos e as explicações apresentadas no trabalho de Saymon, para diferentes séries, configuram um apoio importante. 

   -  A revista foi elaborada com o objetivo de apresentar uma seleção criteriosa e tutoriais de aplicativos para o ensino de química em todas as séries do ensino médio. Nesse período de aulas remotas, impostas pela pandemia, em que ficou mais acentuada a importância da inserção de tecnologias no ensino, a revista servirá de apoio para o professor no planejamento de suas aulas -, explica a coorientadora Cassiana Hygino.

Acesse AQUI a revista