Notícias
Projeto Quarentena da Libras vai completar seu terceiro mês com sucesso de audiência
Linguagem
De forma descontraída e com um formato em que diferentes temas são trabalhados a cada entrada ao vivo, o projeto tem atraído pessoas no Brasil e no exterior. O objetivo é difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e diminuir a barreira da comunicação com a pessoa surda. Basta acessar no Instagram ( @estevamfarias ) diariamente das 16h às 17h. Entre os participantes de fora estão interessados da Espanha, Turquia, Etiópia e França. De acordo com o interprete de Libras Estêvam Farias, "o projeto, iniciado no dia 19 de março de 2020, vem alcançando seu propósito com interação imediata com os interessados; ensinando a cada dia um tema diferente, esclarecendo sobre a cultura e identidades, compartilhando experiências de surdos e também com participações de profissionais renomados da área da inclusão voltada para o surdo."
Estêvam é servidor do Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) do Campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). Em abordagem que lembra um programa de variedades, ele atraí audiência com atrações como o Tema do dia. Nele o interprete chama os interessados para dividirem a tela para averiguar se sinalizam corretamente. Na brincadeira Certo ou Errado, Estêvam faz pegadinhas com os interessados e estes respondem se o sinal que foi dito corresponde ao que foi sinalizado.
No quadro Espaço surdo conversa com diversos profissionais de diferentes áreas de atuação para falarem de suas experiências e percepções. No Estêvam pergunta são convidados diversos profissionais da área da Libras, de âmbito nacional, com o intuito de esclarecerem sobre o tema da educação de surdos. O aprendizado se dá com diversão mas Estêvam ressalva que “é muito difícil se reinventar diariamente para prender a atenção das pessoas, gerando conteúdos de qualidade, mas venho conseguindo isso, através das participações das pessoas que mostram, ao vivo, que estão aprendendo e é muito gratificante perceber esta a aceitação do projeto”