Notícias
Projeto oferecido pelo IFF é oportunidade para melhorar a qualidade de vida de idosos
Corpo e alma
Com a idade, a habilidade funcional e a capacidade de as pessoas realizarem atividades sofre alterações, algo que pode ser trabalhado. “O projeto Corpo Funcional trata-se de um programa de treinamento funcional para idosos da comunidade externa buscando melhorar a qualidade de vida, autonomia e independência funcional do idoso, favorecendo sua inserção social”, detalham os organizadores.
A opção pelo treinamento funcional, apóia-se no resgate de ações e movimentos como puxar, levantar, empurrar, agachar. Usando aparelhos, os participantes ficam mais motivados. O pesquisador Gabriel Moreira Corezola acredita que “o treinamento funcional engloba o corpo como um todo, simulando movimentos do dia a dia, aumentando a eficiência dos gestos e da capacidade funcional”.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o Brasil terá impacto maior do envelhecimento em relação aos demais países. A projeção e de duplicação no exterior enquanto no país praticamente triplicará. Com a contrapartida da melhoria da qualidade de vida dos idosos locais, espera-se também que os estudantes saiam enriquecidos dessa experiência.
Eles poderão colocar em prática “os conhecimentos obtidos nas disciplinas: Medidas e Avaliações, Anatomia, Treinamento Muscular, e outros, podendo inclusive coletar diferentes dados para elaboração de artigos e produções científicas na área de pesquisa em Envelhecimento e Educação Física”, como prevê o projeto.
Comunicação Social do Campus Campos Centro