Notícias
Professores defendem cultura empreendedora para licenciandos da área
Geografia
Após a abordagem, o professor Eduardo respondeu a perguntas de estudantes e colegas (Núcleo de Imagens do IFF).
A palestra do professor Eduardo Bulhões foi organizada pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia para lembrar o Dia do Geógrafo, 29/05, e como parte das ações acadêmicas mantidas ao longo do ano pela curso. Para o coordenador do curso oferecido no Campus Campos Centro do IFF, Luis Felipe Umbelino, a abordagem do professor Eduardo levou os estudantes a vislumbrarem possibilidades para além da sala de aula. Em suas intervenções, alunos indagaram se haveria como ter boa remuneração fora da chamada geografia física.
- Ele mostrou que é preciso ter uma boa bagagem técnica, saber usar ferramentas necessárias e ter iniciativa empreendedora. Então, se um professor de geografia começa a dar aula e só que usar o quadro, o cuspe e giz, não deve atrair os alunos. Mas se ele decide elaborar livros didáticos, pode empreender e ganhar dinheiro com livro didático - comenta Umbelino.
Para Umbelino, "falta visão empreendedora" e "uma cultura de pensar em coisas diferentes" naquilo que em geral as instituições formadoras oferecem aos estudantes. A seu ver, os licenciandos costumam espelhar-se em um de seus professores e seguir esse modelo na docência.
Como o dia foi do geógrafo, trouxemos um professor da UFF que é Geógrafo e que também é empreendedor, trabalha com consultoria e mostrou o que a área faz em termos de consultoria.
Uma alternativa sugerida pelo coordenador para licenciandos interessados em ampliar suas possibilidades é continuar a formação buscando, por exemplo, um curso de mestrado que lhe ofereceria condições de atuar em consultoria.
Uma das próximas e mais importantes iniciativas acadêmicas do Curso de Licenciatura do Instituto é a realização da 3.ª Semana de Geografia, marcada para o período de 14 a 17 de agosto deste ano. A programação está em desenvolvimento.