CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Professor do IFF tem artigo selecionado para revista A1 (Qualis Internacional da Capes)

Notícias

Professor do IFF tem artigo selecionado para revista A1 (Qualis Internacional da Capes)

Pesquisa

Docente da área de telecomunicações no campus, Anthone Mateus Magalhães Afonso é um dos autores do trabalho que analisa legislações e documentos norteadores de políticas educacionais.
por Comunicação Social do Campus Campos-Centro publicado 06/09/2016 20h09, última modificação 06/09/2016 20h09

A edição atual da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, da Fundação Cesgranrio, traz o trabalho dos professores pesquisadores Anthone Mateus e Wania Regina Coutinho Gonzalez (Estácio de Sá e UERJ). Ambos são pesquisadores da linha de pesquisa políticas de gestão e formação de educadores da Universidade Estácio de Sá, programa de pós-graduação strictu senso. 

Eles analisaram documentos recentes utilizados para a definição de políticas públicas educacionais e para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Por força de políticas de governo e de estado, diferentes concepções foram empreendidas. Porém, os pesquisadores identificam o problema de ainda não haver um modelo claro de educação e uma lacuna quanto a abordagem na relação entre trabalho e educação preconizada nos documentos estudados .

- Esse artigo traz parte das discussões encaminhadas nesse grupo de pesquisas e em minha tese de doutorado. Nós procuramos analisar os documentos de grande importância para o estabelecimento de políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos últimos 20 anos. Iniciamos com uma análise da LDB de 1996 passando pelos decretos 2.208/97 e 5.154/2004, aonde identificamos as diferentes concepções de EPT que estavam ali sendo defendidas. Em seguida fizemos uma análise da lei que estabelecer o Plano Nacional de Educação para o decênio de 2014 a 2024,  identificando e discutindo as principais metas e estratégias que tratam de EPT - explica o professor Anthone Mateus. 

Anthone Afonso é doutorando em Educação na UNESA, possui mestrado em Engenharia Mecânica – Controle e Automação pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduação em Administração de Sistemas de Informação e também em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras, Curso Superior de Tecnologia em Informática e Curso Técnico de Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas Educacionais e Educação em espaços não escolares. Tem experiência nas áreas de Educação, Informática, Elétrica e Telecomunicações. Contato: amateus@iff.edu.br/ anthone.mateus@gmail.com

Comunicação Social do Campus Campos Centro - Com informações de Scielo em Perspectiva Humanas