Notícias
Primeira turma da Licenciatura em Teatro leva para o palco sua última montagem
Exercício Cênico
Foram muitos exercícios cênicos, mas para a primeira turma do curso de Licenciatura em Teatro, "Nem Passado, Nem Futuro" soa como despedida e ao mesmo tempo início de novos desafios, como de encenar fora do Instituto Federal Fluminense. A turma tem uma disciplina chamada Montagem. Na conclusão do curso, a atividade é a criação de um espetáculo próprio em que coletivamente os estudantes funcionam como atores, produtores e diretores.
Responsável pela divulgação, a aluna e integrante do elenco Ananda Padilha conta que tudo foi realizado coletivamente: "Sonoplastia, iluminação, caracterização, cenário, texto, tudo foi a gente". Como a turma conclui em 2019.1, espera-se essa expertise. "Como é o último período, é uma competência que uniria várias matérias que a gente já estudou. É como se fosse a prova final, digamos assim".
Para conceber a peça, houve uma reunião com a participação do professor Glauber Gonçalves de Abreu para definir o tema. A princípio, o espetáculo é voltado para o público interno, mas o grupo faz um convite a toda comunidade. Estão nos planos da turma apresentações fora do Campus Campos Centro do IFF. A indicação de faixa etária é para 15 anos. Os temas remetem aos anos 80, mas com questões atuais. "É uma peça experimental e não é literal. Faz algumas alusões aos anos 80, das experiências, dos programas daquela época, das músicas. Mas em cena a gente traz reflexões, um pouco de comédia, um pouco de drama", detalha Ananda.
Sinopse:
Há quem diga que o tempo segue uma linearidade, outros dizem que ele é cíclico, enquanto o relógio do ponteiro mostra que ele é os dois. Ensaios que buscam trazer do ontem histórias de amor, liberdade, amor e liberdade, amor ou liberdade e amor à liberdade. O que há com nós? O que será de mim?
Serviço:
Local: Auditório Cristina Bastos - Campus Campos Centro
Data: 05/09/2019
Hora: 20 horas