Notícias
Pequenos produtores rurais recebem informações sobre Chamada Pública
Merenda
Diversos produtores compareceram ao encontro organizado para divulgar a Chamada Pública (AQUI) e esclarecer dúvidas. O trabalho foi conduzido pela diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do IFFluminense, Juliana Gonçalves Vidigal e teve a participação do Pro-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto, Vicente de Paulo Santos de Oliveira e do diretor da Diretoria Financeira do Campus Campos Centro, Davi Rodrigues. Entre os parceiros do Instituto no objetivo de contemplar o maior número possível de pequenos produtores do Norte e Noroeste Fluminense, está a Superintendência de Agricultura da Prefeitura de Campos dos Goytacazes.
A Superintendência está disponibilizando para os produtores sua estrutura instalada nos fundos do Horto Municipal, na Avenida Alberto Lamego. No local será possível imprimir o edital e as fichas necessária à inscrição. A técnica da Superintendência de Agricultura, Layra Pré, informou aos produtores que haverá atendimento para eles no local desta terça-feira, 16/10 a quinta-feira, 18/10, quando uma técnica do Sebrae estará ajudando a elaborar os projetos de venda, previstos no edital.
Bom negócio - Layra informou que há vários pequenos produtores interessados. "Eles já estão acostumados com a modalidade de chamada pública. Já venderam para o Exército, para a Secretaria de Educação (do município). Tem até alguns que estão aqui hoje que estão entregando para a secretaria. Eles sabem que é um bom negócio, que paga bem pelos produtos, paga direitinho. Então, eles ficam atentos à toda chamada pública que abre", comentou a técnica.
O Pro-reitor Vicente de Paulo propôs uma nova reunião "para fortalecimento da divulgação" e também uma capacitação dos produtores." Acho que juntando força a gente consegue fazer muita coisa. Emater, prefeitura. Acho que a gente pode se ajudar mutuamente. É preciso isso", conclamou Vicente. Ele acrescentou ainda que "nosso sonho é que possamos fazer em todos os campi (a chamada pública para fornecimento de merenda). Chegamos nesse ponto e é bom, nesse momento que vivemos, fazermos parcerias, fazer de forma conjunta".
Pronta para o momento - No Assentamento Josué de Castro, situado no Distrito de Morro do Coco, há 35 famílias dedicadas à agricultura familiar. Uma delas é a do senhor Ailton Arruda Santana, que está apto a participar da Chamada Pública. Para participarem, os pequenos produtores precisam estar com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) em dia. Seu Ailton espera vender hortaliças para o IFF: "Pra agora a gente já pode fornecer alface, cebola, salsa". Como há banana plantada no assentamento, a fruta é outra possibilidade. "Se a gente conseguir, creio que em dezembro a gente já entregue alguma coisa", planeja seu Ailton.
Dona Maria Dalva Vitela também é assentada no Josué de Castro e esperava esse momento. A família produz beterraba, salsa, couve e cebolinha. "Eu já fiz um curso de plano de manejo e estava esperando mesmo essa oportunidade pra fazermos nossa produção. A gente já tem um lugarzinho separado para quando chegar a hora de plantio".