CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Últimos dias para conhecer atividades que refletem sobre violência contra a mulher

Agosto Lilás

Núcleo idealizou diversas formas de chamar a atenção para o problema e forma de enfrentamento.
por Gabriela Lopes/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 25/08/2022 16h19, última modificação 26/08/2022 07h49
Colaboradores: Gabriela é bolsista da Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico no projeto Vivência do texto jornalístico, da Ascom.
Show image carousel Ivanisy (centro), o diretor de Assuntos Estudantis, Carlos Augusto Boynard com a equipe de produção do evento (Foto: Divulgação).

A Lei Maria da Penha está completando 16 anos e o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro resolveu desenvolver diversas ações para despertar a consciência sobre o direito de meninas e mulheres de viverem sem violência. Dentre essas ações do Agosto Lilás 2022, está a exposição “Entre Quatro Paredes” na Sala Raul Linhares, que acontecerá até dia 31 de agosto.

A exposição é inspirada em um projeto do Instituto Avon e tem como objetivo mostrar a realidade assustadora da violência doméstica que afeta muitas meninas e mulheres, que na maioria das vezes são silenciadas pelo medo e pela ausência de testemunhas daquilo que acontece entre quatro paredes.
   “No cenário montado na sala Raul Linhares, o visitante poderá ler relatos dos cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha. Nesses contos, uma panela, uma almofada, um sapato, um ursinho de pelúcia, uma taça, uma vassoura e um troféu são as únicas testemunhas de situações de violência psicológica, patrimonial, física, moral e sexual”, conta Ivanisy Amaral Capdeville, coordenadora do NUGEDIS.
   Os contos ambientados possuem classificação indicativa de 16 anos. Na sala também estarão disponíveis contatos para orientação e denúncia. Além da exposição, as ações do Agosto Lilás 2022 do NUGEDIS contam com cartazes em murais sobre uma rede de apoio, mensagens nos banheiros femininos e exibição de vídeos ao longo do dia no hall de entrada do campus sobre os tipos de violência doméstica.