Notícias
Programa Meninas Digitais chega ao Norte Fluminense
TIC
A professora Aline Pires em apresentação do projeto no IFF Campos Centro (Foto: Divulgação).
A proposta de ampliar a participação feminina no segmento da Tecnologia da Informação e Comunicação chega a Campos dos Goytacazes pelo projeto Meninas digitais do Norte Fluminense: as Goytatecs. A iniciativa integra-se ao programa nacional desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) cuja meta é atrair o interesse das estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Pesquisas acadêmicas e da ONU Mulheres, do Mulheres na Ciência, entre outras fontes mostram que "ainda há uma discrepância muito grande na representação feminina nesta área".
O projeto foi apresentado pelas professoras pesquisadoras do IFF Campus Campos Centro Aline Pires de Vasconcelos e Simone Vasconcelos Silva durante a 27ª Semana do Saber-Fazer-Saber, realizada de 21 a 23 de setembro. "A gente pretende organizar momentos de palestras e debates convidando as alunas do ensino médio do IFF, que tenham interesse, alunas da graduação e vamos convidar também alunas do ensino médio de outras escolas da região e dos últimos anos do fundamental para participarem desses momentos".
Outra meta do projeto é contemplar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, no caso a ODS 5: a Igualdade de Gênero. Segundo as coordenadoras do projeto, este é “um caminho para se pensar na construção de uma sociedade mais justa para o futuro, iniciando com essa semente plantada no ambiente escolar envolvendo os jovens de nossa região”.
Para ministrar as palestras e participarem dos debates, serão convidadas pesquisadoras do Meninas Digitais do país, a criadora do programa, profissionais de referência na área de computação e egressos do IFF na área que estão hoje bem situados na academia e no mercado de trabalho. Aline ressalta que a criadora do programa Meninas Digitais, Karen Figueiredo - que foi sua orientanda - é egressa da graduação em Informática, oferecida no Campos Centro.
Clique AQUI para saber mais sobre o programa Meninas Digitais.