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Aberta a IV Semana Pedagógica do IFF Campus Campos Centro
Ensino e Aprendizagem
Estudantes que integram a Orquestra de Violões, no momento cultural (Foto: Antonio Barros/AscomCCC)
Nesta quarta edição, a Semana insere entre suas reflexões, os desafios para os educadores e estudantes no retorno às atividades presenciais. Em sua fala na noite desta segunda-feira, 20 de junho, na abertura do evento, o professor Carlos Alberto Henriques, diretor geral do IFF Campus Campos Centro, disse que o professor vai ser sempre importante no aprendizado da educação e pode responder aos desafios como os tecnológicos.
"Para isso, temos de fazer algumas adaptações. Não podemos ser os mesmos professores de 10 anos atrás. Nós vamos ter outra realidade. Os equipamentos, a tecnologia, estão aí para ajudar, por isso, estamos aqui hoje na Semana Pedagógica trazendo alguns debates, para vermos como isso vai acontecer durante esse nosso retorno da pandemia".
Além das mensagens de diretores da gestão acadêmica e de ensino, a noite teve em seu momento cultural, a apresentação de estudantes integrantes da Orquestra de Violões, executando um repertório de música popular brasileira. Professores, coordenadores de curso e estudantes compareceram para acompanhar as atividades no Auditório Cristina Bastos. O professor Arthur Rezende da Silva, diretor do IFF Campus Santo Antônio de Pádua, ministrou a palestra de abertura com o tema O papel da educação no cenário atual: a educação profissional e tecnológica em foco. Rezende explica que nesse cenário, o educador precisa resignificar suas práticas, que terão de ser diferentes do que se fazia até 2019:
"Esse retorno às atividades vai exigir de nós uma olhar sensível como nunca, para trazermos um currículo contextualizado para o nosso dia a dia, para resignificarmos as práticas pedagógicas e para estarmos ainda mais próximos dos alunos. Quando se fala de um currículo contextualizado, você está falando de um acolhimento trazendo as temáticas do dia a dia que faz parte da vida desses estudante. Como, por exemplo, falar da precarização do trabalho, da falta de trabalho. Então, é um momento em que o professor, o técnico pedagógico, conseguem fazer com que essas temáticas, como a nova emergência climática, a questão dos próprios vírus e as bactérias, que são uma resposta da natureza, como que vamos incluir essas temáticas no currículo? Elas são necessárias, independente de você ser um professor de Automação, ou Edificações, de Matemática, porque é o ensino com sentido - que é a principal questão para permanência do estudante.
Veja AQUI a programação completa e como participar.