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II Encontro de Educação Matemática vai ser realizado de cinco a sete de dezembro
Matemática
O objetivo do 2º Encontro de Educação Matemática (Veja AQUI a programação completa) é oportunizar o diálogo entre aqueles que consideram a Educação como um campo em permanente construção, sempre aberto a proposições e reflexões que se sustentam na dialeticidade do debate. Nesta perspectiva, pretende-se colocar a formação inicial e continuada de professores de Matemática como questão central a ser pensada na busca de alternativas que, pautadas em uma concepção histórica, política e social, possibilitem mais qualidade na prática social do processo de ensino e aprendizagem.
Considerando-se a prática social mais ampla em que se insere a ação docente, faz sentido que se reserve um lugar, no processo de formação inicial e continuada do professor de Matemática, para discussões referentes a uma dimensão sociológica da Educação e uma análise das políticas públicas para a educação escolar.
Como parte da política pública para a Educação Matemática, foi instituído, por meio da Lei 13.358, de 07 de novembro de 2016, o "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”. Neste período, dois grandes eventos de âmbito internacional – a Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos de 2018 – terão como sede o Brasil pela primeira vez. O país realizou e realizará, ainda, inúmeros eventos nacionais, entre eles o Festival da Matemática. Serão dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação - contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano. Um movimento em prol da educação que se propõe a criar e trazer para o país múltiplas experiências que estimulem o aprendizado da Matemática de forma geral. Por este motivo, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 é “A Matemática está em tudo”.
Os principais objetivos do Biênio da Matemática Brasil são:
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Incentivar o estudo da Matemática e o raciocínio lógico e abstrato;
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Oferecer atividades de ensino artísticas e lúdicas, que sejam prazerosas para todos os públicos envolvidos;
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Criar ações nos quais o público possa interagir com os conceitos e adquirir novos conhecimentos a partir da experiência vivenciada;
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Produzir experiências que tratem a Matemática como linguagem;
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Propiciar uma melhor relação das pessoas com a disciplina;
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Popularizar a Matemática;
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Ofercer formação continuada de professores.
O II Encontro de Educação Matemática do IFFluminense faz parte da agenda positiva do Biênio da Matemática, que se destina a um público amplo: estudantes, professores e pesquisadores, convidados a vivenciar experiências enriquecedoras no mundo da Matemática.
Para tanto, o tema “Saberes Docentes: Desafios da Formação de Educadores Matemáticos na Contemporaneidade” desdobra-se nas seguintes temáticas norteadoras do debate:
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Formação Inicial e Continuada de professores de Matemática;
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Experiências bem sucedidas de ensinar e aprender Matemática;
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Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de Matemática;
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A tríade ensino-pesquisa-extensão na ação do docente de Matemática;
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Ensinar e aprender Matemática no contexto da educação inclusiva;
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O ensino de Matemática na educação a distância.