CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > IFF Campos Centro recebe convite para participar de semana ambiental da Andrade Gutierrez

Porto do Açu

Representantes da empresa foram recebidos pela Direção-Geral do campus.
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/05/2023 14h25, última modificação 19/05/2023 15h15
Show image carousel Durante a reunião, foi definida a participação do IFF na Semana do Meio Ambiente da Andrade Gutierrez (Foto: Antonio Barros/Ascom).

Os representantes da empresa Andrade Gutierrez foram recebidos pelo diretor-geral, Carlos Alberto Henriques, pelo diretor da Extensão, Alex Cabral e pelo coordenador adjunto do Curso de Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro), professor Vicente de Paulo, nesta sexta-feira, 19 de maio. O analista ambiental da empresa, Paulo Roberto da Silva Souza e o técnico em meio ambiente Mateus Azevedo Araújo de Oliveira, fizeram convite para que o IFF Campus Campos Centro apresente na Semana do Meio Ambiente, dois projetos acadêmicos. O evento será realizado nas instalações da empresa, no Porto do Açu, de 05 e 09 de junho.

Durante a reunião, os funcionários da construtora puderam conhecer algumas das atividades realizadas pelo IFF Campos Centro e também projetos de pesquisa em andamento no curso de doutorado, oferecido no campus. Os representantes da Andrade Gutierrez assistiram a um vídeo sobre o Campos Centro e o professor Vicente de Paulo fez uma breve apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos no AmbHidro, curso que passou a ser oferecido em 2020, em plena pandemia do Corona Vírus.

Por sua vez, Mateus Azevedo mostrou imagens das instalações de Gutierrez no Porto do Açu. A empresa tem feito parcerias com prefeituras e instituições de ensino e pesquisa, em uma proposta de interação com a comunidade externa. "Acho que se a gente pegar um pouco do convívio das pessoas daqui, levar para a empresa, e conseguir ter um feeling do que se pretende para o futuro, vendo o mercado em crescimento, é importante para as pessoas. A intenção com o IFF é levar algum projeto para as pessoas que estão lá (na empresa) com foco no agora. Vocês, ao apresentarem o olhar para o futuro, é diferente para quem está lá".

Mostre-se - Destacando a importância da interação entre os segmentos produtivo e o acadêmico, Paulo Roberto comentou que as pessoas "ouvem falar do Porto do Açu, mas não sabem o que acontece ali". O diretor-geral do campus, Carlos Alberto Henriques, aproveitou a oportunidade para falar da experiência proporcionada pela participação de empresas na Mostre-se, evento que este ano será realizado nos dias 30 e 31 de agosto no Campos Centro. "O que é a Mostre-se? É a empresa mostrar-se para o aluno. Em paralelo, temos a Semana do Saber-Fazer-Saber, que é onde os alunos apresentam o seu conhecimento, o que a escola faz". O diretor de Extensão do campus, professor Alex Cabral, convidou a empresa a participar da 9ª Mostre-se.

Entre os projetos de pesquisa do doutorado, apresentados pelo professor Vicente de Paulo, os de dessanilização e monitoramento da água chamaram atenção dos gestores ambientais da Gutierrez. Em sua semana ambiental, a empresa busca conscientizar seus colaboradores sobre formas de preservar os recursos naturais.