CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > IFF Campus Campos Centro completa 114 anos de atividades

Notícias

IFF Campus Campos Centro completa 114 anos de atividades

Aniversário

A data comemorativa faz referência à criação da Escola de Aprendizes Artífices, primeira instituição do que viria a ser uma rede federal de ensino científico e tecnológico.
por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 21/09/2023 15h50, última modificação 22/09/2023 17h33
Show image carousel Desfile de alunos da Escola de Aprendizes Artífices (Reprodução do livro Tempo, Memória, Transformação)

Desfile de alunos da Escola de Aprendizes Artífices (Reprodução do livro Tempo, Memória, Transformação)

   A frase, volta e meia, é dita em cerimônias de abertura de eventos: "essa é uma instituição que transforma vidas". A história do bolsista e estudante José Ephigênio Tardin Barbosa é um bom exemplo do ambiente de crescimento que o Instituto oferece. No seu caso, a trajetória iniciou quando chegou para fazer um curso de 80 horas na área de Eletrotécnica. A partir do curso, se empenhou para ingressar no IFF, dessa vez como aluno do Curso Técnico de Eletrotécnica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Concluído, Ephigênio queria mais: um curso do ensino superior. Não pretendia parar. Partiu para o curso técnico de Telecomunicações. Seu desejo era ainda fazer automação e uma graduação.

   "Mas surgiu a oportunidade de eu fazer o superior em Telecomunicações. E assim está sendo o meu degrau, a construção. E eu não quero parar, agora quero fazer a pós" (graduação). Está com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em andamento. "Aqui é tudo preparado para você interagir, com seu vizinho, com seu professor. Tudo é uma interação, tudo é construção. Isso me deu uma força incrível, um controle muito grande e vem me pautando esse meu crescimento", conta Ephigênio que também é bolsista no Micródomo. 

   Missão - Fundado como Escola de Aprendizes Artífices, o campus comemora seu aniversário em 23 de setembro, data que remete ao Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, ato de criação das Escolas de Aprendizes. Superado o momento inicial, a instituição tornou-se a Escola Industrial de Campos em 1942 e em 1944, passou a ser a Escola Técnica Federal de Campos, no período de 1965 a 1999. Até 2008 era o Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos e, ainda nesse ano, passou a ser o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

   O Campus Campos Centro tem uma comunidade formada por cerca de 7 mil alunos, oferece 32 cursos do nível médio à pós-graduação, todos gratuitos. Uma das missões do campus está descrita no livro Tempo, Memória e Transformação: 110 anos de criação da Escola de Aprendizes Artífices em Campos. O texto de apresentação da obra, realizada com o empenho de diversos servidores e setores, descreve uma das missões de servidores, docentes e gestores do campus: "fazer tudo funcionar sem esquecer que somos humanos e sem perder de vista que nossa função principal é educar em todas as ações que desempenhamos".

   A diretora de Gestão de Pessoas, Mônica Chagas, ressalta a participação dos servidores na construção dessa trajetória da Educação Profissional e Tecnológica. O campus tem cerca de 600 servidores efetivos e 30 docentes substitutos. "Esse momento é oportuno para parabenizar todos os servidores e colaboradores que contribuíram e contribuem para a consolidação e sucesso da Rede Federal Tecnológica de Ensino, em especial o IFFluminense".