CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > IFF Campos Centro participará de competição internacional de robótica

Notícias

IFF Campos Centro participará de competição internacional de robótica

RSM Challenge

Evento será realizado em Mogi das Cruzes, São Paulo, de 21 a 23 de abril.
por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/04/2023 11h18, última modificação 20/04/2023 13h25
Parte do time reunido no campus (Foto: Divulgação).

Parte do time reunido no campus (Foto: Divulgação).

A equipe Goytaborgs participará de cinco categorias da competição levando para o Ginásio de Esportes Hugo Ramos, da prefeitura de Mogi das Cruzes, cinco robôs. São 19 estudantes das engenharias do IFF Campus Campos Centro (Computação, Controle e Automação, Elétrica e Mecânica). Como no município paulista a robótica competitiva é considerada um esporte, a equipe ganhou um suporte local para sua participação  

   Capitão do time, Manoel Victor Ribeiro Pinto chama atenção para a autonomia da Goytaborgs : "Todo trabalho desenvolvido para construção dos robôs é da própria equipe. Os integrantes fizeram a parte de usinagem, a parte mecânica, com fabricação de peças, soldagens, a parte eletrônica, a programação - software. Não fizemos contratação de nenhum serviço, tudo desenvolvido por nós, juntamente com os patrocinadores que ajudaram com os materiais".  

   Homenagens - Coordenados pelo servidor Revair Lourenço, da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) a Goytaborgs estará na competição com dois robôs de combate na categoria 150 gramas, um robô na de 454 gramas, um na 1.360 gramas e um tracking autônomo. 

   Em homenagem a peculiaridades campistas, cada robô leva um nome com referências locais: Simenino (da forma de chamamento Esse Menino), Marreco e Murato - (homenagem ao conhecido Morro do Rato - Morro do Itaoca).

   Manoel destaca o apoio da gestão do IFF Campos Centro para a equipe, com ajuda de custo e o seu Labmaker, dos patrocinadores e da reitoria do Instituto, que viabilizou o transporte, do com um ônibus e do Polo de Inovação. A equipe tem o patrocínio das empresas Blitzar Digital Manufacturing, Morumbi, Fábrica de bolso.

   A RSM Challenge foi criada em 2019 pelo capitão da equipe particular RSM Robótica, Rafael Mattos, com o objetivo de "promover o conhecimento, o desenvolvimento de novas tecnologias e crescimento de um trabalho em equipe". Além de equipes brasileiras, a competição recebe participantes da África do Sul, Argentina, Canadá, Colômbia, Filipinas, Índia, Malásia e Peru.