Notícias
Físico Nelson Studart Filho vai ministrar Aula Magna do Mestrado de Física
Mestrado
Pesquisador com pós-doutorado em Harvard, o professor Nelson Studart Filho faz pesquisa translacional, em que resultados das investigações são aplicados em sala de aula. Nelson Studart é reconhecido como físico com passagem pela Universidade Federal do Ceará — onde graduou-se na área —, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, entre outras. Mas, sua primeira paixão nas ciências exatas deu-se com a matemática. Ex-seminarista, ele conta que o encanto pela matemática veio dessa época e que houve influência decisiva de um professor.
Na época, a física apresentada no Científico, equivalente do Ensino Médio, era composta principalmente de problemas a serem resolvidos, ou seja, lidar com matemática. “Eu me empolguei com aquilo, mas a pressão grande realmente era para eu fazer engenharia, medicina ou direito. No Ceará, naquela época, em uma família de classe média, só seguia essas três carreiras”.
Games e aprendizagem - Acabou optando por engenharia, mas sua dificuldade com desenho e suas facilidades com a matemática o levaram para a física. Nessa área, seu interesse voltou-se para a física fundamental. O professor conta essas e outras curiosidades em entrevista ao canal A Ciência que eu faço, no Youtube.
Em pesquisa e ensino, Nelson Studart vem se dedicando a investigações de novas tecnologias digitais e metodologias ativas, com o interesse atual na aprendizagem baseada em games e processos de gamificação no ensino de Física. Ele atua diretamente em programas de formação continuada de professores de Ciências apresentando oficinas, minicursos e palestras sobre Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Ciências.