Notícias
Exposição reforça importância da prevenção contra câncer de mama
OUTUBRO ROSA
Fotos revelam a força das mulheres na luta contra o câncer de mama.(Fotos: Letícia Cunha)
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelou, nesta semana, resultados que mostram que o percentual de mortalidade por câncer de mama no Brasil se mostrou abaixo da média comparado a outros países.
Tendo em vista a manutenção desse avanço, a Associação Mulheres Vitoriosas, centro de apoio a mulheres diagnosticadas com câncer que oferece diversos serviços gratuitos, produziu a exposição fotográfica para conscientizar mulheres a fazerem o autoexame de toque. O intuito é incentivar o diagnóstico precoce e nos estágios iniciais – fase em que o tratamento é mais efetivo – e é um fator chave na diminuição da mortalidade pela doença.
A Diretoria de Gestão de Pessoas e o Núcleo de Apoio e Promoção ao Bem-estar (NAPBEM) do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), apoiaram a ação que traz registros de participantes da associação atuando como modelos para simbolizar a luta contra a doença e enfrentar os estigmas que a rodeiam.
Patrícia de Souza Ribeiro, participante da Associação Mulheres Vitoriosas, pontua que uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos são condições básicas para a prevenção do câncer de mama, além de “autoexame na hora do banho e ao deitar-se sempre que possível”.
É essencial enfatizar a ocorrência da doença em homens, segundo Patrícia de Souza, pois “a maior parte dos homens não são conscientes disso, então também precisam estar alertas na prevenção disso”. E prossegue:
“A associação não está apenas engajada no câncer que a mulher pode ter. Inclusive, a nossa blusa da campanha atualmente tem o laço rosa e azul, representando também o Novembro Azul (mês da campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata). Se cuidar é uma luta e é de todos”, afirma.