CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Estudantes do IFF Campus Centro expõem projetos em evento na Academia Campista de Letras

Ações de Extensão

Graduandos e docentes de Arquitetura e Urbanismo participam das atividades deste ano do Instituto Histórico e Geográfico
por Paula Vigneron/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/03/2022 10h03, última modificação 07/04/2022 20h07
Show image carousel Genilson Paes, do Instituto Histórico, Catharina e estudantes na entrega da maquete do Solar do Colégio (Divulgação)

Estudantes e professores do Bacharelado de Arquitetura e Urbanismo do campus Campos Centro participaram, no dia 31 de março, da abertura das atividades de 2022 do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG). No evento, realizado na sede da Academia Campista de Letras  foram apresentados projetos ligados ao patrimônio histórico e cultural, desenvolvidos por alunos da graduação.

Um dos projetos expostos na noite do evento, foi o "Campos 3D: Resgate da memória", fruto de uma parceria com o Instituto Histórico e Geográfico. O trabalho foi desenvolvido pelo estudante Raphael Aquino Encrenaz, sob a orientação da professora e coordenadora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo, Maria Catharina Prata.

— O projeto trata-se de uma representação digital do cenário urbano do centro da cidade de Campos no ano de 1940, um ano simbólico para a história, em que a beleza de seus edifícios eram reflexo do momento de prosperidade em que vivia. O produto desse projeto é um vídeo produzido a partir da modelagem tridimensional, realizada através de referências obtidas em fotografias históricas disponibilizadas pelo Instituto Histórico e Geográfico — explicou o estudante do 9º período.

Raphael acredita que levar o projeto ao público do evento é uma maneira de despertar a consciência do campista para a importância de conhecer e preservar o patrimônio histórico da cidade.

Mais projetos — A coordenadora adjunta Maria Catharina Prata conta que, além do vídeo em 3D, foram apresentados resultados de outros trabalhos, como maquetes de espaços históricos e culturais do município. Também foi lançado o site Patrimônio Goitacá – Memória e identidade em Campos dos Goytacazes, que é produto do projeto de pesquisa "Preservação digital: turismo e memória" e reunirá diversos trabalhos que vêm sendo realizados ao longo do tempo por estudantes e docentes.

Para a professora, os projetos são extremamente importantes para a história e preservação patrimonial do município: "Eles têm um impacto muito grande para a cultura local. As pessoas precisam conhecê-los. O patrimônio precisa ser preservado. Ele é igual a uma obra de arte: se você passar um estilete em um quadro de Van Gogh ou se pegar fogo, por exemplo, acabou. Não tem como refazer, assim como o patrimônio. Se acontecer algo assim, o patrimônio acabou", afirmou.

O diretor de Ensino dos Cursos de Bacharelado e Superior de Tecnologia, Leonardo Sardinha, também destacou a importância dos trabalhos e afirmou ser necessária a divulgação dos resultados para a população.

— O curso tem desenvolvido importantes projetos na cidade, como as ações direcionadas à Lyra de Apollo, fruto da disciplina de "Projetos e Bens Culturais", ministrada pelo professor Humberto Neto. Já os projetos de pesquisa e extensão realizados pelos professores Luciano Falcão e Maria Catharina Prata possuem enfoque nos estudos de prioridades sobre a ocupação do espaço urbano ao longo do tempo, valorizando a identidade do povo que o concebeu. O IFF, campus Campos Centro, apoia e parabeniza, antecipadamente, todos os envolvidos nesse evento, docentes e discentes — declarou.