CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Mestranda do MPET recebe homenagem por contribuição ao ensino

Mestranda do MPET recebe homenagem por contribuição ao ensino

Deferência foi feita pela Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes
por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/12/2021 21h43, última modificação 15/12/2021 10h28
Show image carousel Neila, que defenderá sua dissertação em fevereiro de 2022, ao lado de vereadores e gestores da subsecretaria pedagógica que participaram da formação continuada (Foto: Divulgação).

A professora Neila Ferreira da Silva de Jesus é mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Ensino suas Tecnologias (MPET) oferecido no IFF Campus Campos Centro. Sua participação em curso de formação continuada - destinado a gestores da subsecretaria pedagógica da rede municipal de Campos dos Goytacazes - levou à homenagem feita por vereadores.

Neila explica que trabalhou com a temática do gestor reflexivo explorando questões como os desafios dos gestores escolares no contexto do ensino remoto emergencial e as possibilidades no cenário das atividades presenciais e hibridas (escalas de atendimento) para o ano letivo 2022. Para isso recorreu a resoluções, decretos e normativas federais, estaduais e municipais.

Para a atividade, a mestranda utilizou conceitos e discussões, que integram sua pesquisa de dissertação sob orientação do professor pesquisador do IFF Campos Centro André Fernando Uébe Mansur. Os temas são o Pensamento Complexo e questões como a necessidade de acolhimento das incertezas e subjetividades na educação.

Para Neila, trata-se de "algo muito necessário de ser discutido pelos gestores escolares, haja vista os incontáveis reflexos que a pandemia trará para o cotidiano das nossas escolas. E, com isso, a necessidade de recorrer a construção de estratégias não reducionistas e cartesianas para trabalhar essas demandas e conflitos igualmente incertos, desconhecidos e subjetivos".

Na cerimônia, organizada pela subsecretaria e a câmara no início deste mês, também houve homenagem a outros oito formadores, entre eles a também professora do IFF, Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira. Além de vereadores também participaram, o secretário de educação do município Marcelo Feres, o subsecretário Frederico Tavares Rangel e coordenadores do núcleo de gerenciamento responsável pelo acompanhamento dos gestores educacionais do município.

Para o professor André Uébe, coordenador do MPET, os anos de 2020 e 2021 representam grandes desafios para todas as áreas por conta da pandemia de Covid-19. E, neste momento, o fato de sua orientanda ter seu trabalho reconhecido antes mesmo da defesa "é uma satisfação muito grande e mostra o valor, o quanto o Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias por meio de seus discentes tem feito a diferença na sociedade. É um orgulho para toda a instituição, a expressão desse resultado que é esse reconhecimento público dado a Neila pela câmara."