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Egressa do MPET tem projeto premiado por inovação em sala de aula
Mestrados
A professora Jaqueline Dias recebeu prêmio por projeto que desenvolve em escola estadual, a partir de aprendizagens de curso de mestrado do IFF Campos Centro (Foto: Divulgação).
Os diversos desafios enfrentados por educadores, principalmente em sala de aula, ganham muito quando se aplicam à rotina escolar ideias inovadoras no processo de ensino aprendizagem. Com essa percepção potencializada pelo que aprendeu no Curso de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), oferecido pelo Instituto Federal Fluminense no seu Campus Campos Centro, a professora Jaqueline Dias obteve da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) o reconhecimento na forma de um prêmio.
A Secretaria desenvolve o projeto Sou Professor/Professora, eu faço a diferença. O trabalho da professora Jaqueline foi um dos 33 selecionados entre os mais de 300 inscritos este ano. Cada regional premiou dois professores. Docente da Escola Estadual José do Patrocínio, ela passou a desenvolver com seus alunos, e também com colegas professores, técnicas inovadoras de abordagem para tratar do tema da violência. Para o projeto e para as aulas, o aprendizado do mestrado foi valioso, como explica a professora:
- No MPET a gente aprende muito mais que usar tecnologias, a gente aprende inovar com metodologias ativas que ampliam as possibilidades de colocar o estudante como real protagonista em sala de aula. O projeto também é fruto de tudo que vivenciei no curso. O mestrado foi a oportunidade para ampliar a visão sobre inovação em sala de aula - detalha Jaqueline.
Verticalização - Antes de cursar o MPET, professora fez o curso de pós-graduação Docência no Século XXI. Ela continua publicando artigos e mantendo contato com sua orientadora no MPET, a professora doutora Valéria Marcelino. Essa continuidade de estudo e produtividade pós-curso tem sido destacada a cada conquista de alunos e egressos pelo coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, o professor doutor André Uébe.
- A pesquisa e o saber gerados não se encerram durante o percurso acadêmico, enquanto aluno. Esse saber continua com o egresso. Ele aplica e traz bons frutos. isto mostra a importância da educação continuada onde, por meio de pesquisas em programas de mestrado e doutorado, vai-se ao encontro da verticalização do ensino prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFF - destaca André.