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Curso de Robótica Educacional traz aprendizagem simplificada e aulas práticas

Em Desenvolvimento

Com ementa ainda em elaboração, conteúdos como robótica aplicada, conceitos básicos de robótica e introdução a algoritmos serão abordados.
por Letícia Cunha - Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/06/2019 12h53, última modificação 24/06/2019 12h53
Show image carousel Kit didático utilizado pelos alunos na laboratório (Fotos: Raphaella Cordeiro)

Kit didático utilizado pelos alunos na laboratório (Fotos: Raphaella Cordeiro)

A primeira turma foi formada no começo de junho, por alguns alunos de Automação que se disponibilizaram com o propósito de experimentar o andamento do projeto e a didática dos voluntários a professor. “Essa turma é um teste para definir e adequar a quantidade de horas necessárias para o curso”, afirma a professora de Automação Milena Bissonho Soares. De acordo com a docente, “a ideia surgiu do diretor Carlos Alberto, ele me convidou para participar do projeto no ano passado. Estávamos esperando a chegada do material para abrir o laboratório”. Ele funciona na sala F101, anteriormente ocupada pela Coordenação de Metodologias e Tecnologias para a Educação (COMTED).

Atualmente, são 4 estudantes treinados para ensinar Robótica e Lógica – componentes nas matrizes curriculares dos cursos de Automação, Mecânica e informática – para turmas diferentes em cada horário, sendo aberto a todos os estudantes do Campus Campos Centro do IFF. Guilherme de Abreu Lorkievicz, 16 anos, é estudante de Automação Industrial e faz parte da equipe. “Não sou bem um monitor, tá mais para um professor mesmo, pois fiz um curso para lecionar essa matéria, que é Robótica em Lego.”

Foram 20 kits do equipamento ABILIX – projetado para desenvolver a capacidade cognitiva de estudantes no ensino de algoritmos e montagem de sistemas automatizados – fornecidos pelo IFF ano passado e obtidos da empresa Nova Didacta, que promove soluções tecnológicos com sistemas e equipamentos didáticos. Guilherme Lorkievicz diz que os benefícios observados pelo uso do aparelho, “principalmente para uma instituição técnica como o IFF, são a facilidade na aprendizagem de programações e montagens, além de serem um ótimo meio de introdução às linguagens de programação, o que é muito importante devido à grande parte dos cursos do IFF terem contato com esta matéria em algum momento, de uma forma mais didática e fácil, começando desde simples programas até programas complexos”. Ele ressalta ainda que, embora o nome inclua Lego, as peças não são da marca, apenas “os métodos de montagem e programação são muito semelhantes”.

Planos – Há previsão de que, a partir do segundo semestre de 2019, este curso de robótica educacional abrirá as inscrições para todos os cursos do campus, tendo à disposição todos os horários da grade. “O laboratório ainda tem poucos horários de funcionamento, mas logo vamos regular isso, pois os alunos que estão trabalhando ali são voluntários”, pontua Milena Bissonho.

“Haverá um período de inscrições onde os alunos poderão se inscrever em uma turma que melhor comporte seu horário. Estamos fazendo apenas alguns testes com turmas, gosto de falar que estamos pondo o pé na água, pra depois mergulhar”, complementa Guilherme de Abreu.

Horário de funcionamento do laboratório:

De segunda-feira a quinta-feira, das 17:00 às 19:30 (Guilherme)

Quinta-feira, das 13:00 às 17:00 (Pedro)

Sexta-feira, das 12:00 às 16:00 (Maykon)