CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Extensão inicia o curso de informática “Abrindo Portas: Inclusão Digital na Longevidade”

Notícias

Extensão inicia o curso de informática “Abrindo Portas: Inclusão Digital na Longevidade”

Inclusão Digital

Expectativa de idosos é ampliar as possibilidades de comunicação com seus amigos e familiares.
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 12/09/2017 17h27, última modificação 12/09/2017 17h27
A Aula Inaugural do curso foi realizada no Auditório Miguel Ramalho, no dia 11 de setembro (Foto: Núcleo de Imagens do IFF)

A Aula Inaugural do curso foi realizada no Auditório Miguel Ramalho, no dia 11 de setembro (Foto: Núcleo de Imagens do IFF)

Durante o curso, os participantes vão aprender sobre como funcionam os computadores e seus programas, mas também avançarão  pelos domínios dos smartphones e os aplicativos. Entre eles, o muito utilizado Whatsapp e o Messenger, do Facebook. Em sua aula de abertura, o coordenador do curso e servidor da Extensão, Jadiel da Silva Fioravante, apresentou estatísticas que mostram a projeção de crescimento do número de idosos na população brasileira. "O uso de smartphones e celulares está crescendo também na população acima dos 65 anos e por isso precisamos contribuir com um atendimento", comentou

A busca por inserção na comunidade digital é confirmada facilmente pelo atenção dispensada pelos participantes a cada informação e comentário feito pelo condutor do projeto. Mandar um e-mail ou usar as facilidades do whatsapp estão nos planos das aposentadas Nádia e Maria Yeda. 

- A gente tem celular e não sabe mexer direito. Eu quero aprender. Quero aprender a mexer no celular para usar os recursos. A gente quer passar um e-mail, uma coisa assim - contou Nadia Maria Pinheiro Maciel

Já Maria Yeda Borges Carvalhal espera grandes avanços nesses próximos meses de curso.

- Eu não sei mexer em celular, nem em computador. Então, eu vim para aprender. Meu filho tem computador, mas ele não tem paciência. E aqui, os professores são especializados em lidar com os idosos. Estão mais habilitados e têm paciência. Vamos ver... 

 De acordo  com a coordenadora de ações de Extensão do campus, Denise Costa de Brito, haverá muito o que descobrir e aproveitar:

  - Ao longo do período algumas coisas vão acontecer sem ser na frente do computador. Eu convido vocês também a não ficarem restritos à sala de aula, aonde vai ser o curso. Explorem essa instituição, ela está de braços abertos para  vocês.  Tem uma biblioteca linda, onde vocês podem estudar, ler livros; tem o ginásio de esportes, vocês podem olhar os esportes; tem outros projetos de extensão. Tem várias palestras ofertadas. Convido vocês a estarem ousando. A gente também estará aprendendo com vocês - enfatizou Denise.