Notícias
Ciclo de Palestras do doutorado abre com live em 16 de junho e vai discutir soluções ambientais
AmbHidro
O Programa de Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) do Instituto Federal Fluminense (IFF) inicia seu Ciclo de Palestras de 2020 na terça-feira, dia 16 de junho, às 19h com uma live que será transmitida pelo YouTube do curso.
As inscrições do evento foram abertas nesta quarta-feira, 10 de junho, e podem ser feitas AQUI. A conferência online será aberta pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo. A mediação ficará por conta do coordenador do doutorado profissional AmbHidro, Jader Lugon Junior.
O evento terá duas palestras. A primeira com tema " Modelagem e tecnologia em recursos hídricos" que será feita pelo pró-reitor do IFF de Pesquisa, Extensão, Inovação do IFFluminense, Vicente de Paulo Santos de Oliveira. E para fechar a live, o doutor em Botânica e professor do Programa de Pós- graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale Jairo Lizandro Schmitt irá falar sobre "Ciências Ambientais no Brasil: um olhar para Programas Profissionais".
Como o processo seletivo do doutorado está suspenso devido à pandemia do novo coronavírus, as palestras online têm como objetivo conectar os futuros alunos e profissionais às pesquisas de soluções tecnológicas para a área ambiental. A banca examinadora vai ainda fazer as entrevistas com os candidatos aprovados.
Para a coordenadora da Pós-graduação do Campus Campos Centro, Daniela Bogado, o ciclo de palestras vai dialogar com alunos dos cursos técnicos, da graduação e do mestrado que estão envolvidos com a área ambiental.
"As palestras são uma forma de apresentarmos nosso corpo docente e estar tratando dos temas que estamos oferecendo aos alunos no edital", afirma.
Linhas de pesquisa
Jader explica que o Ciclo de Palestras será feito todos os anos e que palestrantes da Espanha, Chipre, Cuba, Canadá e Portugal irão participar com suas pesquisas. O coordenador do doutorado profissional explicou como o estudo de soluções tecnológicas poderiam ajudar a minimizar problemas corriqueiros como a falta de água e os alagamentos.
"O tema do nosso doutorado basicamente é sobre recursos hídricos. Nós temos uma vertente que é a parte de modelos matemáticos em que você tem a possibilidade de colocar uma série de informações dos modelos que possam simular cenários de interesse sobre aquele corpo hídrico. Exemplo. Caso a população aumente e tenha um consumo maior de água ou uma quantidade maior de poluentes sendo lançada, ou seja, cada uma dessas variações de entrada no modelo é possível verificar como aquele corpo hídrico poderá responder a essa solicitação maior que está se fazendo dele.Esse seria o programa principal da área de modelagem."
E prossegue com a explicação: "Mas temos programas de quantidade e qualidade da água. Uma hora pode faltar, outra hora ter água demais, o que pode ter alagamentos e problemas nas cidades. Outra hora pode ter água que não pode ser consumida e pode causa doenças", disse.
Segundo Jader, o doutorado vai explorar também pesquisas sobre tecnologia voltada ao monitoramento. "É importante estar medindo e ver como esses corpos hídricos estão se comportando e propor soluções para esses problemas."
Palestras
"Aprendendo a acessar base de dados de monitoramento ambiental de órgãos governamentais brasileiros"
Leonardo Bernardo Campaneli da Silva, doutor em Ciências Ambientais e Conservação, Docente AmbHidro IFFluminense
"Bioelectrochemical systems for enhanced wastewater treatment and energy recovery"
Ricardo Bello-Mendoza, PhD degrees in chemical engineering with environmental technology, University of Canterbury, New Zealand
"Ações do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana na Região Hidrográfica IX e demandas de projetos de pesquisa"
Vicente de Paulo dos Santos de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense
"Tratamento de efluentes líquidos do processamento de café por meio da digestão anaeróbia
Adriano Henrique Ferrarez, doutor em Engenharia Agrícola, docente AmbHidro IFFluminense
"Solução de problemas diretos e inversos como auxílio no processo de tomada de decisão aplicados a eventos extremos em bacias hidrográficas"
Wagner Rambaldi Telles, doutor em Modelagem Computacional, docente AmbHidro IFFluminense, UFF
"Biogás + Algas: experiência na valorização de efluentes e emissões agroindustriais"
Jorge Miñon Martinez, doutor em Ciência e Engenharia Agroalimentar e de Biosistemas, Universidad de Burgos/Espanha
"Condições dos recursos hídricos na região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul"
Carlos Ronald Macabu Arêas, graduado em Agronomia pela UFRRJ – Seropédica-RJ e especialista em Gestão e Manejo em Sistema Florestais pela UFLA – Lavras-MG
"Desenvolvimento de modelos para avaliação do transporte de contaminantes em bacias hidrográficas e estuários"
Jader Lugon Junior, doutor em Modelagem Computacional, Coordenador AmbHidro IFFluminense
"Ações do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana na Região Hidrográfica IX - Sala de Monitoramento
João Gomes, doutor em Ciência Animal, Diretor Presidente do CBHBPSI