Notícias
Cerimônia de abertura da 28ª Semana do Saber-Fazer-Saber é marcada por homenagens
Evento
O maestro Valmir da Conceição deixa sua assinatura em painel montado no campus (Foto: Antonio Barros/Ascom).
A cerimônia de abertura oficial teve a presença do secretário de educação da prefeitura de Campos dos Goytacazes, Marcelo Feres, do diretor-geral do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense, Carlos Alberto Fernandes Henriques, do diretor da Diretoria de Extensão, Alex Cabral Barbosa e da egressa Letycia Wagner Gomes. Após as falas dos integrantes da mesa, a professora Raquel Fernandes conduziu a homenagem dedicada às diversas pessoas que deram suas contribuições para consolidar o evento desde seu primeiro ano, em 1987.
Marcelo, que também é professor do Campos Centro, disse que sua presença e de subsecretários municipais representa "a parceria que existe forte" entre o campus e a prefeitura de Campos dos Goytacazes. "A gente sabe como essa instituição é capaz de promover sonhos, de fazer a gente sonhar mais longe e são inúmeros os casos de ex-alunos que nós temos, como a Letycia, que ao passar por essa escola puderam contribuir, prestar serviços, ser empreendedor, trabalhador, ou seja, é um modelo de educação que dá certo".
O diretor-geral, Carlos Alberto, enfatizou em sua fala que a Semana "é um momento de saber o que os nossos alunos têm produzido. Então, a gente diz que é um momento também de prestação de conta com a nossa sociedade, que vem aqui ver o que nós fazemos. Essa é uma escola de educação gratuita e de qualidade e os nossos alunos têm se empenhado muito nisso". Egressa do Curso de Telecomunicações, Letycia falou sobre sua trajetória no campus e de suas conquistas recentes, destacando a importância de sua formação no IFF.
Homenagem Coletiva - A professora Raquel conduziu o momento de homenagem coletiva, definida durante os trabalhos de organização da 28ª Semana, cuja partida se deu no mês de abril deste ano. A Comissão Organizadora é composta por 42 pessoas, entre docentes, servidores administrativos, gestores e estudantes. Na parte inicial, foi exibido um vídeo remetendo aos primeiros anos da Semana do Saber e mostrando servidores e alunos que deram suas contribuições. A coordenadora de Ações de Extensão e Cultura do campus, Glaucia Rose Guilherme Mendes Teixeira, foi a primeira homenageada da noite. Surpresa, ela comentou: "por isso que não me deixavam ver o texto (lido por Raquel antes das homenagens). Me sinto muita honrada, muito emocionada por ter vocês aqui, com quem aprendi! É o que eu falo o tempo todo: eu sou IFF! Tenho muito orgulho disso aqui e muito obrigado por ter aprendido com vocês".
Após as atividades realizadas no auditório, o público foi convidado a participar do momento em que diversos servidores aposentados e em atividade puderam assinar seus nomes em um painel montado no hall de entrada do Cristina Bastos. Entre eles, o maestro Valmir da Conceição, incentivador das bandas musicais do campus desde a Escola Técnica Federal de Campos, tendo sido também coordenador de Arte e Cultura. "Para quem viveu desde a primeira, chegar na 28ª, você imagina! Eu me lembro da primeira Semana do Saber, em que a nossa Banda de Fanfarra era o top na abertura, nas apresentações durante a semana, na Caminhada do Saber e até no fechamento. A emoção é grande, é indescritível - não é a emoção, são as emoções!, disse Valmir".
A jornalista e cerimonialista do campus em muitas atividades acadêmicas e solenidades, Vânia Cruz, voltou à instituição para participar e receber também a homenagem: "Olha, eu que sou muita faladeira, que nunca tive problema com a palavra, vou dizer uma coisa pra você: hoje, meu coração só tem dois nomes: saudade e gratidão! Muito obrigado por tudo! Foi tudo tão lindo e está sendo tão lindo! Aqui é minha casa também, apesar de estar há seis anos aposentada, mas nunca esqueço isso aqui. Eu guardo cada um de vocês comigo e estou muito feliz de estar aqui!", disse Vânia após deixar sua assinatura no painel.