CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Centro de Memória Nilo Peçanha busca qualificação para atender melhor

Notícias

Centro de Memória Nilo Peçanha busca qualificação para atender melhor

Acervos

Coordenador do espaço já conseguiu parceria com Arquivo Público de Campos dos Goytacazes.
por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/09/2022 18h41, última modificação 19/09/2022 12h22
O professor Rodrigo Resseline busca parcerias (Antonio Barros/Ascom).

O professor Rodrigo Resseline busca parcerias (Antonio Barros/Ascom).

   São 112 anos de uma história construída em oficinas, salas de aulas, espaços internos e externos e com a contribuição de gerações de estudantes, professores, servidores e colaboradores. Parte de toda a trajetória do Ensino Profissional e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense está contada em livros, documentos escolares, objetos, máquinas e mobiliário. Para fazer chegar às pessoas interessadas essa narrativa singularizada em um rico acervo, a coordenação do Centro de Memória Nilo Peçanha do IFF Campus Campos Centro está buscando apoio especializado. O professor Rodrigo Rosseline, coordenador do espaço, conta que uma das providências necessárias é produzir um inventário "para se ter uma dimensão do acervo". 

   O passo inicial para qualificação da equipe do Centro de Memória será dado durante a 27ª semana do Saber Fazer Saber em oficina a ser ministrada pela professora Larissa Manhães, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Professor Darcy Ribeiro (UENF). Na universidade, a professora está à frente do projeto de extensão intitulado Preservação do patrimônio histórico de instituições escolares no norte fluminense. Atualmente, já são contemplados pelo projeto a escola estadual Liceu de Humanidades de Campos e o Colégio Estadual Nilo Peçanha. A oficina vai realizada no dia 22 de setembro e terá, além do IFF, a participação do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação Prof. Aldo Muylaert - ISEPAM/FAETEC.

   A oficina resulta da parceria entre o Centro de Memória Nilo Peçanha e o Arquivo Público Municipal de Campos Waldir Pinto de Carvalho.

   - O objetivo é auxiliar na capacitação das equipes para a produção de um inventário dos itens documentais do acervo dessas instituições como subsídios para a criação de um sistema de classificação multinível, afim de viabilizar futuramente o acesso do público externo, sobretudo pesquisadores na área da História da Educação, ao acervo de grande valor científico - detalha o professor Rodrigo.

   Ele ainda acrescenta que entre as ações futuras, que darão continuidade às iniciativas atuais, está o desenvolvimento de projetos que possam ser contemplados em editais de financiamento para a área de forma a dotar o Centro de Memória de um acervo digitalizado, informatizado e acessível a pesquisadores e o público em geral.