CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Centro de Línguas do Campus Campos Centro oferece imersão para estudantes

Centro de Línguas do Campus Campos Centro oferece imersão para estudantes

Inglês no campo

Estudantes do nível seis do curso de língua inglesa oferecido pelo Centro de Línguas do Instituto (Celiff) participaram da imersão realizada em Rio Preto.
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/08/2017 14h06, última modificação 08/08/2017 11h46
Show image carousel O grupo em uma das atividades interativas.

O grupo em uma das atividades interativas.

Um sábado dedicado à prática da língua inglesa em um cenário bucólico na localidade de Rio Preto, na região norte de Campos dos Goytacazes. Essa foi a proposta do do Dia de Imersão idealizado por professores da área e a coordenação do Celiff do campus. A iniciativa visou a atividades que pudessem ser realizadas individualmente e em grupo.

"A experiência mostrou que a língua deve ser vivenciada nas situações mais reais possíveis", comenta a professora Aline Miranda. Dezesseis estudantes que estão concluindo e outros que concluirão o nível este mês puderam participar. De acordo com a professora Aline, os estudantes interagiram e, mesmo aqueles que costumam ser mais tímidos em sala de aula, "se soltaram".

A atividade também teve a participação da professora Silvia Lúcia Barreto. A imersão permite um exercício importante para quem estuda uma língua estrangeira, como observa a Aline: "a gente tem de estar em contato com o idioma esquecendo um pouco a língua nativa".

Importância o aprendizado

De acordo com a coordenadora do Cellif no campus, Renata Fonseca Artiles, esse é um dos momentos importantes para o aprendizado desenvolvido ao longo do curso:

- Realizar uma imersão no término do curso é de suma importância, pois os alunos vivenciam o contato com a língua em diversas situações, por meio de atividades desenvolvidas pelos professores envolvidos - explica Renata.

Do ponto de vista de quem está aprendendo, a atividade foi marcante:

- A imersão foi uma experiência agradável de aprendizagem do Inglês. As atividades interativas permitiram uma efetiva participação com a utilização dos conhecimentos da gramática da língua inglesa, bem como da pronúncia das palavras por meio de conversação. O processo de ensino e aprendizagem utilizado durante  a imersão possibilitou a fixação  dos termos e conceitos trabalhados - comentou a servidora e aluna do curso, Eliane Vigneron.

A estudante Elisama Gaspar, além de ter tirado proveito das dinâmicas, acha que a iniciativa deve ser mantida.
 - Foi uma experiência excelente. O que percebi foi que praticar dinamicamente o que aprendemos durante o curso é de extrema importância. Tivemos brincadeiras e desafios, erramos, lembramos e acertamos. Todas as turmas deveriam ter essa experiência no fim do curso. Parabéns ao CELIFF -, disse Elisama.