CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Aumento no preço da conta de luz acelera procura por energia solar, aponta pesquisa

Notícias

Aumento no preço da conta de luz acelera procura por energia solar, aponta pesquisa

XIII CONFICT E VI CONPG

O trabalho será apresentado no XIII Confict e VI Conpg nesta quarta-feira, 23 de junho. Os dois congressos acontecem online neste ano devido à pandemia de Covid-19.
por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/06/2021 11h46, última modificação 22/06/2021 12h12
Trabalhadores instalaram placas fotovoltaicas no IFF Campos Centro em 2019.Foto: Letícia Cunha

Trabalhadores instalaram placas fotovoltaicas no IFF Campos Centro em 2019.Foto: Letícia Cunha

     A utilização de energia solar aumentou 31% em 2020 em relação ao ano anterior. A conclusão é da pesquisa de Iniciação Científica "Geração distribuída fotovoltaica: um estudo do crescimento no Brasil", desenvolvida pelo Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.

    O trabalho será apresentado nesta quarta-feira, a partir das 14h, no XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e VI Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg). A aluna Ingride Estter e o professor Jonathan Velasco assinam a pesquisa que utilizou informações fornecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica para produzir a planilha comparativa.

     "Com todos os dados obtidos e análises realizadas nota-se que está evidente o crescimento da energia solar a nível nacional com aproximadamente 31% a mais de potência instalada no ano de 2020 comparado a 2019. Vale lembrar, que o primeiro trimestre de 2020 foi um momento muito conturbado pelo início da pandemia que perdura até os dias de hoje, mas mesmo com esse fator o setor teve um crescimento expressivo", diz trecho do trabalho.

       A falta de chuva e a seca dos mananciais que abastecem as usinas hidrelétricas, principais geradoras de energia elétrica no Brasil, obrigaram o acionamento das termelétricas que funcionam a partir da queima de combustível o que já elevou o valor das contas de luz por causa da adoção da tarifa vermelha, a mais cara para o consumidor.

      Ingride disse que o aumento da procura por placas fotovoltaicas que transformam energia solar em elétrica acontece porque o consumidor tem pensado a longo prazo os próprios custos domésticos.

      "Os fatores que contribuem para o crescimento são o aumento da conta de energia e a conscientização das pessoas por um mundo mais sustentável. O aumento do preço é o principal fator que contribui para que as pessoas utilizem a energia solar. Elas percebem que pagar o sistema sai muito mais barato do que pagar a conta de luz e que rapidamente o sistema se paga", explica.

      O XII Confict e o VI Conpg acontecem de 22 a 25 de junho. As apresentações serão transmitidas pela plataforma Zoom-Galoá e pelo canal oficial da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) no Facebook.